Nintendo Switch em chamas: deixá-lo conectado à energia pode ser arriscado
Deixar dispositivos eletrônicos carregando onde não se deve, como o Nintendo Switch, pode gerar danos sérios aos aparelhos.
Constantemente somos relembrados que, ao vivermos em um mundo onde a tecnologia é nossa companheira diária, precisamos também cuidar bem dos nossos eletrônicos.
Deixar qualquer aparelho carregando de forma inadequada pode ser arriscado, já que pode esquentar demais e derreter ou causar explosões.
Já ouvimos falar de muitos casos de celulares superaquecendo, mas um fato chamou atenção para um perigo envolvendo videogames, especialmente o Nintendo Switch.
Nintendo Switch que derreteu
Um usuário do Reddit compartilhou uma foto chocante de um Nintendo Switch derretido. Ele disse que deixou o console carregando em cima de um radiador.
Sim, um radiador que esquenta bastante quando está funcionando. Apesar de não dizer que tipo era, o estrago foi grande: a parte de trás do Switch derreteu completamente.
Nintendo Switch com carcaça traseira derretida – Imagem: nuzleafsnipples94, Reddit/Reprodução
Mais surpreendente ainda, apesar do derretimento, a tela e os botões continuavam funcionando bem.
Mas o cartucho do jogo ‘Pokémon Sword’ que estava dentro do console também derreteu e não era mais possível jogar.
Depois do susto, várias pessoas comentaram no post sugerindo que o dono do Switch verificasse se a bateria não foi danificada pelo calor.
E outros ainda falaram que ele poderia comprar uma nova tampa traseira na Amazon para substituir a derretida.
Cuidados redobrados
O incidente serve de alerta sobre os riscos de deixar aparelhos eletrônicos carregando.
O calor gerado durante o carregamento pode ficar ainda pior, se o aparelho estiver em um lugar muito quente, isso causa danos graves, como explosões, machucando pessoas.
Por essa razão, é crucial ter cautela ao carregar videogames e celulares. Evite deixá-los próximos de locais com temperatura elevada e sempre verifique se estão em um ambiente bem ventilado durante o carregamento.
Sem falar que é necessário resistir à tentação de carregar tais aparelhos debaixo de travesseiros ou abafá-los, pois isso bloqueia a ventilação e aumenta muito o risco de superaquecimento, colocando em perigo tanto seus dispositivos quanto a própria segurança.