Nintendo reforça segurança do Switch com novo software antipirataria
Se porventura você estiver tentando jogar algum game pirata no seu Switch, é bom ficar atento(a), já que a Nintendo quer coibir essa prática.
A Nintendo acaba de adotar uma nova abordagem na luta contra a pirataria, oferecendo aos desenvolvedores a opção de utilizar o software antipirataria Denuvo para seus jogos no console Nintendo Switch.
Como parte de seus esforços para combater o uso ilegal de softwares em seus dispositivos portáteis, a gigante japonesa vai reforçar a segurança do ecossistema do Switch.
Em um comunicado à imprensa, a empresa Irdeto, que está trabalhando com a Nintendo, revelou o lançamento do Nintendo Switch Emulator Protection, uma ferramenta disponível através do Nintendo Developers Portal.
O objetivo dessa nova adição é proporcionar uma camada extra de segurança aos jogos, mesmo quando são emulados em PCs.
A Irdeto destacou que, embora um jogo possa ser protegido contra emulações não autorizadas em computadores, ainda há a possibilidade de que a versão para o Nintendo Switch seja emulada e jogada em PCs no dia do lançamento.
Foto: Combo Infinito/Reprodução
Nintendo não é fã de emuladores e jogos baixados de forma não oficial
A posição da Nintendo em relação a emuladores não autorizados é amplamente reconhecida por seus fãs e consumidores. Recentemente, a empresa solicitou à Valve que retirasse da plataforma Steam um simulador de GameCube e Wii.
Além disso, também solicitou a remoção de uma ferramenta do GitHub que estava sendo usada para reproduzir jogos do Switch.
Por mais que muitas pessoas não concordem com isso, essas ações vindas da empresa demonstram o comprometimento em proteger sua propriedade ao máximo e preservar a integridade de sua plataforma. Há quem não concorde, pois afirma que os jogos são bem caros e não são acessíveis.
Em relação ao software, a Irdeto explica que isso é válido para diversos jogos disponíveis no Nintendo Switch. Ao impedir a emulação não autorizada nos PCs, os estúdios têm a oportunidade de maximizar seus ganhos durante o período crucial de lançamento, que é quando a monetização é mais significativa.
A proteção do emulador do Nintendo Switch assegura que qualquer pessoa interessada em jogar o título precisará adquirir uma cópia legítima.
Sendo assim, a partir dessa nova atualização, caso você não tenha o jogo de forma oficial, você não consegue jogar. A medida deixou alguns consumidores indignados com a postura da Nintendo, mas há quem defenda também a empresa.