Ninguém quer? Baixa procura por iPhone 15 leva a descontos na China
iPhones 15 enfrentam baixa procura na China, levando a descontos devido à competição e à desaceleração econômica.
O lançamento do iPhone 15 trouxe uma montanha-russa de emoções para a Apple e seus fãs. Inicialmente, tudo parecia promissor, com o iPhone 15 Pro Max atraindo muita atenção.
No entanto, notícias de uma queda na procura por esses smartphones logo começaram a se espalhar, especialmente na China.
Descontos generosos na China
De acordo com informações da Reuters, poucas semanas após o lançamento do novo iPhone, várias lojas na China estão vendendo esses dispositivos por preços muito abaixo de seus valores originais.
Algumas das lojas que estão oferecendo descontos generosos incluem JD.com, Pinduoduo e Taobao, que pertence ao grupo Alibaba.
Para se ter uma ideia da magnitude desses descontos, o iPhone 15 de entrada, por exemplo, pode ser adquirido na China por até 1.501 yuans, o que equivale a cerca de US$ 205,14 a menos do preço original.
Até a versão mais cara do modelo, com 512GB de armazenamento, agora está sendo vendida por 7.498 yuans, em comparação com os 9.000 yuans originais. Já o iPhone 15 Plus de 128GB sai por 6.098 yuans, em vez dos 7.000 yuans iniciais.
Imagem: blackxperience/Yandex
Além dos modelos de entrada, os mais sofisticados também estão sendo vendidos com consideráveis descontos. O iPhone 15 Pro Max de 512GB, por exemplo, foi visto na Taobao com um preço de 10.698 yuans, quando o preço original era de 12.000 yuans.
Reação das empresas
Quando questionadas sobre os motivos para esses descontos, Apple, Pinduoduo e Taobao não forneceram declarações oficiais.
No entanto, a JD.com informou que os descontos fazem parte de uma estratégia lançada pela empresa neste ano, que visa oferecer dispositivos recém-lançados a preços mais acessíveis.
A expectativa inicial era que esses descontos fossem oferecidos no próximo dia 11/11, que, na China, é conhecido como o Dia dos Solteiros. O fato de que essas ofertas surgiram mais cedo do que o esperado indica que a procura está abaixo do previsto.
Dados da Counterpoint Research, divulgados na semana passada, indicam que as vendas dos iPhones 15 estão 4,5% menores quando comparadas com as vendas dos modelos do ano anterior, que também não foram muito impressionantes.
Dentre as razões para essa queda, destacam-se a desaceleração da economia chinesa e a concorrência das empresas locais, com destaque para a Huawei.
A venda de iPhones 15 com descontos na China é um claro indicativo dos desafios que a Apple enfrenta no mercado chinês. A antecipação dos descontos sugere uma procura mais fraca do que o previsto, e a competição acirrada das empresas locais é uma das principais razões para essa tendência.
A Apple e outras empresas envolvidas terão que encontrar estratégias para atrair consumidores em um mercado altamente competitivo.