Ninguém curtiu: novo recurso do Instagram causa revolta em usuários
Meta habilitou uma funcionalidade das mais controversas.
O Instagram, uma das redes sociais mais populares da atualidade, está testando um novo recurso que pode desagradar a muitos usuários.
Essa novidade tem gerado controvérsias e críticas por parte dos internautas, que não estão nada contentes com a possibilidade de terem que assistir a propagandas de até 5 segundos sem poder ignorá-las.
Como o novo recurso do Instagram funciona?
Até o momento, o Instagram já exibia anúncios de forma mais sutil, mesclando-os com os posts regulares, o que não interferia tanto na experiência do usuário.
Entretanto, com a introdução dos chamados ‘Ad Breaks’, anúncios obrigatórios no feed, a situação muda significativamente, uma vez que os anúncios se tornam mais intrusivos e podem prejudicar o fluxo de navegação na plataforma.
Instagram habilita imposição de anúncios e desagrada usuários – Imagem: Instagram/Reprodução
O feedback negativo em relação a essa nova funcionalidade já começou a aparecer em diversas redes sociais, como o X (ex-Twitter) e o Reddit.
Usuários expressaram sua insatisfação com a imposição dos anúncios e alguns até ameaçaram abandonar o Instagram caso a mudança seja efetivada.
A Meta, empresa controladora do Instagram, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a implementação definitiva dos ‘Ad Breaks’ para todos os usuários.
No entanto, é possível que a empresa opte por modificar o novo formato de propagandas com base nas opiniões e críticas recebidas, a fim de evitar uma possível redução na utilização da plataforma.
Sabe-se que a inserção de anúncios é uma prática comum em redes sociais e plataformas digitais, uma vez que é uma forma de monetização para as empresas por trás desses serviços.
No entanto, a delicada questão da experiência do usuário deve sempre ser levada em consideração para não comprometer a satisfação e fidelização dos usuários.
Assim, cabe aos gestores do Instagram avaliar cuidadosamente o impacto dos ‘Ad Breaks’ na comunidade de usuários e buscar um equilíbrio entre a rentabilidade financeira e a satisfação do público.
Afinal, a manutenção de uma base de usuários fiéis e engajados é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer rede social.