Deu ruim: Netflix perde assinantes brasileiros após cobrar pelo compartilhamento de senhas
A estratégia usada para alavancar os lucros da plataforma não tem sido bem aceita no Brasil.
Os serviços de streaming são atualmente os campeões do entretenimento. Muito disso se deve ao crescimento exponencial de assinantes durante a pandemia da covid-19, além das parcerias com grandes produtoras para disponibilizar obras com exclusividade.
Assim, a competitividade na indústria começou a aumentar, especialmente pela criação de novos streamings que vieram com o tempo.
O líder de popularidade nesse segmento é a famosa Netflix. Contudo, nos últimos tempos, a plataforma tem sofrido com a concorrência e a crescente queda de assinaturas.
Por isso, a empresa frequentemente toma novas medidas para tentar garantir seu espaço e sua posição no topo do mercado. Porém, nem todas suas estratégias estão dando certo.
Netflix já vinha perdendo assinantes no Brasil
Com o aumento na perda de assinantes, a Netflix fez diversas pesquisas para saber como isso poderia se justificar. Assim, concluiu-se que muitas dessas perdas, na verdade, se deram pelo compartilhamento de senhas entre usuários que vivem em diferentes residências. Afinal, uma única assinatura poderia garantir acesso a diversas famílias.
Pensando nisso, o streaming anunciou uma nova taxa para quem quisesse compartilhar sua conta com outras pessoas, como forma de equilibrar o lucro perdido. Porém, a maioria dos usuários acharam isso inadequado, e até mesmo o PROCON-SP notificou a companhia pedindo justificativas pela cobrança.
Nova taxa acelerou a perda de usuários
Desde a implementação da taxa no valor de R$12,90, em 23 de maio, o número de usuários decaiu em 3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Outro motivo para a queda foi o crescimento de outros serviços concorrentes, como o Star+, que teve um aumento de 60% nas assinaturas ao incluir o ESPN em seu catálogo.
Contudo, a Netflix se manteve firme em outros países, como nos Estados Unidos, tendo inclusive um aumento de 7% em downloads. Mas o tempo ainda não foi suficiente para uma avaliação mais profunda, capaz de dizer se a taxa vai ou não melhorar os números da empresa por aqui.