Netflix irá cobrar taxa extra para quem emprestar a conta
Já está em teste no Chile, Peru e Costa Rica, a aplicação de taxas extras a quem "emprestar" a senha do Netflix para amigos ou familiares.
Na última quarta-feira (16), o maior serviço de streaming do mundo, a Netflix, anunciou que começará uma nova política de cobrança de taxas extras para os usuários que emprestam suas contas para seus amigos e familiares.
Leia mais: Netflix aumenta o preço de seus planos de assinatura em 2022
Essa taxa será cobrada dos membros que utilizam os planos Standard e Premium, aqueles que compartilham o perfil com pessoas que não residem no mesmo endereço do titular. A fase de teste será iniciada nas próximas semanas no Chile, Peru e Costa Rica.
Nesses casos, a Netflix permitirá que os usuários adicionem subcontas em seus perfis, que terá a capacidade de inserção de até duas pessoas que moram em endereços distintos. Cada membro terá um perfil próprio com login e senha. A expectativa é que o valor chegue ao Brasil em cerca de R$ 15.
A plataforma explica que a implementação dessa taxa extra é quando os usuários compartilham suas contas com outras pessoas, a qualidade do serviço é afetada assim como seus produtos para os membros pagantes. “Queremos garantir que todos os novos recursos sejam flexíveis e úteis para os membros, cujas assinaturas financiam todos os nossos excelentes programas de TV e filmes”, explicou a empresa em comunicado.
Chengyi Long, diretor de Produto e Inovação da Netflix, disse que os recursos de perfis distintos na mesma conta foram criados pensando em pessoas que moram juntas. Segundo o diretor, essas funções “criaram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser compartilhada”.
Entretanto, visando a garantia de que os membros adicionados não saiam lesados pelo período da transição, a plataforma ira permitir que essas pessoas façam a transferência de suas informações pessoais para um novo perfil. Estará disponível uma ferramenta que fara a cópia do histórico de visualizações e os títulos adicionados à seção “Minha lista”.
É importante lembrar que, conforme os termos de uso da Netflix, a conta dos clientes não poderão ser compartilhadas fora de sua família. Em 2021, a Netflix tentou coibir esse hábito a partir de uma senha dinâmica enviada para o titular da conta durante o login o que dificultava o acesso por pessoas distantes.