NASA quer colocar em prática projeto em busca de vida extraterrestre
Após o lançamento do último telescópio, um novo projeto já está em perspectiva.
Há seis meses, a National Aeronautics and Space Administration (Nasa) lançou o seu mais recente telescópio, o James Webb. Agora, está organizando outra exploração. O nome do próximo projeto é “Habitable Worlds Observatory” (HWO), traduzindo para o português: “Observatório de Mundos Habitáveis”. A seguir, saiba mais sobre o projeto da Nasa em busca de vida extraterrestre.
Novas expectativas após resultados do telescópio James Webb
Embora ainda não haja data de lançamento desse novo projeto, nem os valores disponibilizados para a construção, a agência estima que aproximadamente em 2024 ele esteja concluído. A comunidade científica já demonstra grande interesse nesse futuro lançamento, isso porque o James Webb em pouco tempo de atividade já apresentou resultados significativos.
Segundo o diretor responsável pela divisão de Física da agência espacial norte-americana, Marck Clampion, o projeto da Nasa em busca de vida extraterrestre, o HWO, vai se basear no James Webb. Ele ficará posicionado a aproximadamente 1,5 milhão de km da Terra, no local denominado L2. Esse é o lugar onde ocorre o equilíbrio gravitacional entre o Sol e a Terra, tornando possível a movimentação dos telescópios.
Normalmente, um telescópio possui durabilidade operacional estimada, mesmo que esse período possa se estender, como exemplo do Hubble, que teoricamente funcionaria por quinze anos e durou trinta. Porém, o grande diferencial do HWO é que, com ele, será possível acoplar partes mais avançadas, adaptando-o às atualizações. O telescópio James Webb, por exemplo, tem previsão para quinze anos de atividade, mas espera-se que esse tempo seja prolongado.
Enquanto aguardamos o lançamento do HWO, podemos observar em 2027 o lançamento do telescópio Roman, o qual tem o objetivo de coletar informações sobre energia negra, algo ainda não estudado e que tem se expandido em todo o Universo.
Outra missão é estudar os exoplanetas, ou seja, planetas que estão fora do Sistema Solar. Possivelmente, haverá grandes descobertas com esse telescópio enquanto o novo projeto da Nasa em busca de vida extraterrestre não é finalizado.