Nasa divulga som impressionante emitido por um buraco negro; ouça

Muitos enigmas rondam os buracos negros espaciais e, em uma das pesquisas, cientistas descobriram um som intrigante. Ouça-o na matéria abaixo.

Buracos negros são grandes enigmas da ciência e, assim como qualquer mistério, eles são constantemente estudados por inúmeros cientistas ao redor do mundo.

A Nasa, claro, mantém várias teorias e pesquisas sobre o tema. Recentemente, foi divulgado o resultado de uma delas que surpreendeu: o buraco negro emite um som inusitado.

As ondas sonoras foram identificadas em um buraco negro localizado no centro do aglomerado da galáxia Perseus. Segundo a análise, trata-se de um buraco negro supermassivo que está a 250 milhões de anos-luz de distância.

E, para que o barulho emitido seja audível para um ser humano, ele precisou ser transposto para cima em 57 e 58 oitavos.

Imagem: Shutterstock

Entenda como os cientistas chegaram até o som

As ondas sonoras encontradas pelos cientistas foram extraídas radialmente. Isso significa que elas foram projetadas para fora do buraco negro e tocadas no sentido anti-horário a partir do centro.

Somente assim foi possível ouvir os sons em todas as direções do local, em um tom 144 quadrilhões e 288 quadrilhões de vezes mais alto do que a frequência original.

Escute o som do buraco negro

O resultado dessa análise é bastante surpreendente. O barulho emitido pelo buraco negro é muito semelhante a outros registrados feitos no espaço e convertidos para uma frequência adequada à nossa audição.

E aí, ficou curioso(a) para ouvir? Então dê logo o play no vídeo abaixo.

Mais descobertas sobre buracos negros

Ao longo dos anos, a Nasa tem desvendado emocionantes mistérios sobre os buracos negros, os intrigantes “devoradores cósmicos”.

Usando telescópios avançados, os cientistas observaram um buraco negro no centro de nossa galáxia, a Via Láctea, e descobriram pistas empolgantes sobre seu comportamento. Eles confirmaram algumas teorias antigas e revelaram novidades surpreendentes.

Primeiramente, a equipe da Nasa confirmou que os buracos negros realmente apreciam um banquete cósmico. Eles absorvem poeira estelar e gás como verdadeiros aspiradores estelares.

Além disso, os pesquisadores conseguiram traçar as órbitas de estrelas ao redor do buraco negro central, confirmando a presença invisível do monstro cósmico.

Entretanto, as descobertas não pararam por aí! Isso porque a Nasa também confirmou que a teoria da relatividade de Einstein permanece sólida, mesmo perto de buracos negros poderosos.

Sobre isso, eles observaram a luz esticada e distorcida pelo campo gravitacional intenso, provando mais uma vez a genialidade das ideias de Einstein. Por sua vez, essas revelações emocionantes nos ajudam a entender melhor o papel dos buracos negros na evolução do Universo.

Com cada nova descoberta, os cientistas da Nasa continuam desvendando os segredos fascinantes desses mistérios cósmicos e nos aproximam cada vez mais de compreender os cantos mais profundos do espaço sideral.

você pode gostar também