Não perca sua conta! Google vai excluir contas de certos usuários; saiba como evitar
O Google anunciou que excluirá a conta dos usuários que não atenderem às suas novas regras a partir do fim do ano. Saiba como manter a segurança de sua conta.
Desde os primórdios da internet, enviar mensagens e e-mails sempre foi necessário. Com o tempo, algumas empresas que ofereciam esse serviço foram se destacando e ampliando seus recursos, assumindo praticamente todo o mercado com pouquíssima concorrência.
Atualmente, a empresa líder neste ramo é o Google, com mais de 1,5 bilhão de usuários que possuem a extensão Gmail.
Contudo, ainda é muito comum ver pessoas que fazem suas contas e as deixam “mofando”, sem nenhum uso ou sequer lembrança de sua existência.
Por isso, a gigante da tecnologia tem tomado medidas para que esse tipo de situação não seja tão frequente, evitando lotar seus servidores com contas inativas. Agora, alguns usuários podem perder totalmente o acesso aos seus perfis. Saiba como evitar esse risco!
Google declara que vai excluir contas de usuários inativos
Há tempos, o Google já vem excluindo os dados das contas que passaram mais de dois anos sem uso, mas sem mexer no acesso a elas. Contudo, a empresa anunciou que, a partir de 1º de dezembro deste ano (2023), qualquer usuário que passar esse mesmo tempo sem nenhum acesso terá sua conta permanentemente excluída.
Segundo divulgações da CNN, a companhia passa a adotar essa nova regra por motivos de segurança dos próprios proprietários dos perfis. Isso se deve ao fato de que as contas antigas e inativas, em geral, tendem a ter senhas inseguras e recicladas.
Além disso, outras medidas de segurança na maioria delas nunca foram adotadas, como a autenticação em duas etapas, por exemplo. Assim, a probabilidade de essas contas serem hackeadas é muito grande.
Como evitar que minha conta seja apagada?
Como o Google adotou esse novo sistema de “usar ou perder”, basta manter-se ativo e sua conta não sofrerá risco algum.
Embora você possa pensar que isso se torna uma obrigação de uso e uma cobrança constante, na verdade é bem simples mantê-la com esse status de atividade. Além disso, a empresa notificará os usuários diversas vezes antes de tomar a atitude definitiva.
Não é necessário enviar ou receber algum e-mail, ao contrário do que se pensa. Na verdade, o Google possui diversos aplicativos e plataformas que são amplamente utilizados, como o YouTube e o Drive, por exemplo, que associam seu Gmail aos perfis desses apps. Ou seja, basta usar algum de seus serviços e sua conta estará segura.
Vale ressaltar que a preocupação da empresa com a segurança é válida. Por isso, entre nas configurações de sua conta e habilite a verificação em duas etapas para aumentar ainda mais a confiança.