Não é ficção: 1° transplante de cabeça pode ser feito por IA
Startup BrainBridge anunciou um sistema inédito na Medicina.
A Medicina sempre foi uma área que desperta a curiosidade e o interesse das pessoas, seja pela possibilidade de curar doenças, melhorar a qualidade de vida ou até mesmo realizar procedimentos considerados impossíveis há muitos anos.
E foi nesse último quesito que a startup de neurociência e engenharia biomédica BrainBridge surpreendeu a todos ao anunciar a criação de um sistema de transplante de cabeça com inteligência artificial.
Projeto inovador utiliza robôs e IA
O procedimento, que consiste em enxertar a cabeça de um indivíduo em um corpo de um doador com morte cerebral, mantendo suas memórias, habilidades cognitivas e consciência, promete revolucionar a medicina e abrir novas portas para pacientes com doenças intratáveis.
Ilustração de um transplante feito por IA e braços robóticos. – Imagem: BrainBridge/Reprodução
Segundo Hashem Al-Ghaili, o cientista por trás do projeto, a pesquisa foi avaliada por especialistas em diversas áreas e o objetivo da tecnologia é ultrapassar os limites do que é possível na ciência médica e fornecer soluções inovadoras para aqueles que lutam contra condições de risco de vida.
A utilização de robôs cirúrgicos e inteligência artificial permitirá a reconstrução das características faciais para o uso total dos músculos faciais.
O processo emprega sistemas robóticos avançados de alta velocidade para prevenir a degradação das células cerebrais e garantir a compatibilidade perfeita.
A BrainBridge planeja realizar o primeiro procedimento dentro de uma década e está divulgando o procedimento com antecedência para atrair os melhores cientistas para o projeto.
Além disso, a empresa acredita que os transplantes de cabeça são apenas o começo e que, futuramente, o projeto poderá expandir-se para áreas que transformarão os cuidados de saúde como os conhecemos.
Com todo esse avanço médico e tecnológico, é evidente que a medicina está caminhando para novos horizontes, onde o impossível pode se tornar realidade.
Resta-nos aguardar para ver como essa inovação poderá impactar a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.