Não ao TikTok: mais um país proíbe o app por 'perturbação à harmonia social'
Decisão de caráter imediato foi anunciada no último dia 13. Provedores de internet já foram notificados para barrar os acessos.
O futuro do TikTok está ameaçado em mais um país. Dessa vez, o Nepal anunciou que vai banir o aplicativo sob a alegação de que o compartilhamento de vídeos está comprometendo a harmonia social.
A medida entrou em vigor na segunda-feira (13) após a divulgação do governo local. Ela foi adotada após uma reunião de gabinete e tem caráter imediato.
A ministra de Comunicações e Tecnologia da Informação do país, Rekha Sharma, disse que o TikTok é frequentemente usado para publicar vídeos que “desestabilizam as estruturas familiares e as relações sociais”.
Ações em outros países
Imagem: Reprodução
Essa não é a primeira vez que o TikTok enfrenta algo do tipo. O aplicativo já foi banido, de forma parcial ou completa, em outros países. A maioria deles alegou preocupações com a segurança local.
Somente no Nepal, mais de 1,6 mil cibercrimes ligados ao aplicativo foram registrados nos últimos quatro anos. A questão tem se mostrado um problema cada vez mais abordado pelos governos locais.
Assim que a medida foi adotada no Nepal, Purushottam Khanal, o chefe da Autoridade de Telecomunicações, informou que os provedores de internet foram notificados para bloquear o acesso ao aplicativo.
Repercussão do caso
Como era de se esperar, a decisão teve enorme repercussão, inclusive no TikTok. Vídeos sobre o banimento se espalharam rapidamente e repercutiram bastante.
A oposição ao governo do Nepal teceu críticas à medida. Deputados disseram que a decisão carece de “eficácia, maturidade e responsabilidade”.
O líder do partido Congresso Nepalês, Gagan Thapa, chegou a dizer que a intenção do governo é “sufocar a liberdade de expressão”. Vale destacar que ele integra a coalizão governante no país.
O TikTok
O TikTok possui atualmente cerca de 1 bilhão de usuários mensais. O aplicativo é administrado pela empresa ByteDance, localizada em Pequim, na China. Trata-se da sexta maior plataforma social do mundo.
A companhia rechaça as críticas, sobretudo aquelas que tentam relacionar o aplicativo à insegurança cibernética e ao possível domínio do governo chinês.
A crescente popularidade do TikTok entre os jovens, aliada à possibilidade de ameaça à liderança de gigantes como Facebook e Instagram, coloca essa plataforma em uma posição de destaque.
Ao mesmo tempo, desperta a preocupação das empresas que sempre comandaram o mercado.