Na Europa, jogos de Xbox no formato físico deixam de ser vendidos
Digitalização avança como tendência mundial e pode condenar as mídias físicas à extinção.
Segundo o site Games Industry, a comercialização de jogos físicos para Xbox deve diminuir cada vez mais no continente europeu. A informação inclusive teria vindo de um chefe de uma grande publisher situada no continente.
“Uma grande publisher me disse antes do Natal que, por toda a Europa, vários lojistas começaram a deixar de vender (jogos de) Xbox”, disse Christopher Dring, chefe do Games Industry.
“Então eles começaram a deixar de estocar jogos de Xbox. O Xbox é um console tão digital que a performance em vendas de jogos físicos é bem baixa. Definitivamente, quando você vende um console em que a maioria das pessoas só baixa os jogos, isso não beneficia o lojista muito”, complementa.
Divisão de jogos físicos da Microsoft teria sido fechada
Xbox conta com uma imensa biblioteca de títulos digitais – Imagem: Reprodução
As afirmações acima chegaram ao público poucos dias após uma demissão em grande escala dentro da divisão de games da Microsoft.
De acordo com rumores, os motivos para tais desligamentos repentinos é que a companhia fechou toda uma divisão responsável pelas edições físicas desses produtos.
A fofoca veio de ninguém menos que Jez Corden, do Windows Central, que se pronunciou pelo Twitter. Já Daniel Ahmad, analista de mercado, alegou que:
“Existem certos jogos AAA com mais de 80% de vendas digitais no Xbox esses dias, então não é surpresa”.
Porém, tal fenômeno não se trata de uma novidade isolada, uma vez que vemos um movimento crescente a favor das mídias digitais.
Inclusive, já existem muitos games que não possuem versões físicas, como ‘Alan Wake 2’, por exemplo. Em breve, ‘Senua’s Saga: Hellblade’ deve seguir pelo mesmo caminho.
E para ajudar mais, ainda há os consoles atuais focados principalmente no nicho online: o próprio Xbox Series S já não tem leitor de disco, da mesma forma que o PS5 slim, que por sua vez precisa de um equipamento acoplado para ler CDs, vendido separado.
Os levantamentos sobre o mercado de games em 2023 já mostravam que as vendas de opções digitais correspondiam à maior parte da fatia do faturamento, se comparadas com os produtos físicos.
Essas cifras são 18 vezes maiores que os montantes gerados pelas alternativas ao alcance do toque da mão.
Uma pesquisa realizada pela Newzoo mostrou ainda que a saída de jogos físicos em 2023 caiu 3,8% em relação a 2022, faturando US$ 9,5 bilhões, um percentual 18,5 vezes menor do que os produtos destinados ao meio online.
95% da receita total de games no período citado acima destinou-se para os canais digitalizados: no PC, essa porcentagem é de 99%; nos consoles, de 83%.
Tendo em vista todos esses números, não é de se estranhar que outros modelos de mídias estejam desaparecendo gradativamente dos estabelecimentos comerciais.