Minecraft e a evolução dos games sandbox

A origem dos games no estilo "sandbox" no Famicom

Já se perguntaram qual foi o primeiro game sandbox lançado? E se eu te disser que não foi Minecraft e muito menos SimCity.

Hoje vou mostrar à vocês que o estilo é mais antigo que vocês pensam! Muitos e muitos anos antes de Minecraft.

Apesar de eu focar nos games do Nintendinho velho de guerra, há registros históricos de games com a mesma temática anterior aos consoles caseiros, que devo comentar numa outra ocasião.

Para começar a reportagem, vamos então determinar os parâmetros para chamar um game de sandbox, que vai muito além do que vemos em Minecraft.

O primeiro parâmetro é seguir o termo ao “pé da letra”, ou seja, o termo sandbox significa caixa de areia que é muito comum nos Estados Unidos e é basicamente uma caixa com areia para as crianças brincarem, fazendo seu próprio mundinho naquela porção de areia. Então, um jogo sandbox é basicamente um “quadrado” para você fazer o que bem entender dentro dele.

O segundo parâmetros é que “mundo aberto” não é sandbox, só é um mundo maior que uma simples caixa de areia. Em outras palavras, para ser sandbox, não precisa ser “Openworld” e muito menos ser 3D!

E o terceiro e último parâmetro é que o objetivo final do sandbox, por mais engessado que seja, não faz diferença, até porque em teoria, todo e qualquer sandbox possui sempre um objetivo primordial que é sobreviver ou chegar ao fim sem perder para os seus próprios desafios ou para os desafios propostos pela programação do game.

Definidos os parâmetros, vamos à Lista.

Lode Runner

O primeiro jogo que recebe o status de sandbox – décadas antes de Minecraft – é o Lode Runner da Hudson Soft

O jogo conta a história de um “Runner” que foge de uns “robozinhos” azuis (ou ninjas, já que a resolução do game antigo não dá muita pista do visual real desses troços) que roubam o ouro da fase e só se aproximam de você e você morre! Simples assim. O negócio é que o game naturalmente conta com 60 fases e um “editor de fase” que te permite criar seu próprio desafio.

Ahhhh! No final da reportagem tem um vídeo da Telegal TV onde eu falo uma curiosidade sobre esse jogo.

08-34-19-TM_WiiUVC_LodeRunner
Lode Runner – um dos primeiros jogos sandbox com um plot twist incrível!

Nuts & Milk

O segundo jogo dessa lista é Nuts & Milk, também da Hudson Soft (ao que me parece, a Hudson Soft estava bem a frente do seu tempo).

A história do jogo é de um “casal de “coisas” (Que eu chamava de fusquinha, tem pés que parecem rodas e mesmo quando estão de lado os pés permanecem de frente para a câmera, se assemelhando ainda mais à “joaninha”) que precisam passar por desafios de uma fase que possui inimigos, buracos e uma série de obstáculos que o impede de chegar à casa do seu “amor”.

Assim como Lode Runner, Nuts & Milk possui 60 fases regulares e um editor de fases.

08-34-48-maxresdefault

Excitebike

O terceiro é praticamente uma “corrida de chapinha” virtual e eu estou falando de Excitebike da Nintendo.

O jogo é basicamente um game de “motocross” com um editor de pistas. O grande diferencial desse game para os demais é que você podia salvar suas criações para jogar numa outra ocasião. O único inconveniente é que para fazer isso você precisaria de um gravador de fita cassete exclusivo para o Famicom (o Nintendinho japonês).

O game veio para o ocidente com a opção de salvar as pistas, porém não era possível salvar pelo NES, isso porque a Nintendo até tinha planos de criar um acessório semelhante ao Famicom data Recorder para o NES, porém o plano foi abandonado e os jogos que usavam esse recurso que já estavam no ocidente simplesmente não funcionam (pelo menos a opção de salvar não funciona).

08-35-14-SI_WiiUVC_Excitebike_image1600w

Battle City

O próximo game é o Battle City (Também conhecido como Battle Tank, Tank A, Tank B, Tank C, etc. E não me pergunte o motivo de tantas versões do mesmo game, que inclusive possuem cartuchos “oficiais”). O jogo da Namco é um clássico que teve suas raízes jogos como Tank Attack do velho Atari.

Joguinho tradicional de guerra de tanques em que você precisa defender sua base e não morrer! O jogo conta um editor de fase super completo.

08-35-44-maxresdefault-1

Wrecking Crew

O último da nossa lista é o Wrecking Crew da própria Nintendo.

O jogo é o precursor do famoso Super Mario Maker literalmente! Isso porque o jogo conta com um Mario construtor, usando capacete de obra e tudo mais!

No jogo, o Mario está atuando no ramo de construção civil e ele precisa demolir coisas e evitar que criaturas bem esquisitas o atrapalhem, além de um concorrente que se chama Spike (mas visualmente ele é a cara do Wario, o que pode acabar sendo na verdade a inspiração para o Wario que todos nós conhecemos). O jogo conta com um editor de fases e tem o mesmo nível de liberdade que o LODE Runner nos dá.

Confira aqui o vídeo em que falamos dos precursores do Sandbox nos consoles.

https://www.youtube.com/watch?v=pf_k_zFZ3U8

E estes são os precursores do sandbox (pelo menos na Nintendo). Ficou faltando algum? Você lembra de outros jogos com a mesma temática? Comenta aqui no post ou lá na Telegal TV, se houverem muitos jogos, podemos fazer um outro vídeo só com os novos jogos que vocês comentarem.

você pode gostar também