Mudança no mercado dos games: diálogos de personagens agora são criados com IA
Essa nova perspectiva para o uso da inteligência artificial pode modificar o caminho dos games.
Desde o seu lançamento, o ChatGPT ganha destaque em diversas áreas, apresentando resultados inesperados de animações e textos. Diante disso, não demorou muito para que também o adicionassem ao mundo dos jogos. Agora, você poderá ver o ChatGPT como um personagem de jogo.
Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto.
Inteligência artificial em games
A responsável pelo desenvolvimento do jogo é a Bethesda Games Studios. O “The Elder Scrolls V: Skyrim” é um game de mundo aberto, RPG e já está na sua quinta edição da franquia de jogos. Ele está disponível para diferentes consoles, como o PlayStation 4, Nintendo Switch, entre outros.
Já o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) criada pela empresa OpenAI em 2022. Por meio dele, o usuário pode realizar perguntas específicas a partir das quais o chatbot cria textos com base em informações disponíveis na internet.
Para além disso, também há a possibilidade de usar essa IA em outros trabalhos, como na geração de imagens por meio de textos descritivos.
O uso da tecnologia é uma forma de tornar os personagens não jogáveis ainda mais interessantes para quem vivencia a experiência do jogo.
Desse modo, por meio da inteligência artificial, são criados diálogos mais robustos e os jogadores têm a possibilidade de realizar perguntas com o uso do microfone.
Quem realizou esse combinado tecnológico foi o modder “Art From The Machine”. As alterações foram implementadas em forma de memórias da gameplay de acordo com cada uma das posições dos personagens.
Essa modificação ampliou o nível dos diálogos, tornando-os mais longos, e não só em textos, mas em voz. A informação da novidade foi compartilhada em um vídeo no qual é possível ver um pouco de como essa ferramenta funciona. Veja-o abaixo:
De acordo com os desenvolvedores, o uso do ChatGPT como um personagem de jogo ainda está em fase de teste e é possível identificar algumas falhas no sistema.
Mas, por fim, as respostas dos personagens ainda acontecem de forma bem robotizada, algo que posteriormente deverá se aprimorar.