Fraude em chave PIX nunca mais; mudança garante mais segurança aos usuários
Uma das principais reclamações dos usuários pode ser solucionada ainda esse ano.
Desde a disponibilidade do novo modelo de pagamento, o Pix, diversos golpes foram aplicados com o uso de chaves que direcionavam o dinheiro para a conta de criminosos. Anteriormente, não existiam formas de garantir a segurança dos usuários, sendo uma das principais reclamações para essa tecnologia.
Porém, uma nova estratégia foi desenvolvida! Segundo o Banco Central (BC), haverá uma etiqueta para identificar a segurança da chave PIX. Entenda mais sobre o assunto.
Nova proteção para pagamentos com PIX
Uma das principais reclamações dos usuários do sistema Pix era a ausência de proteção contra golpes. A fim de modificar esse cenário, o Banco Central acaba de divulgar uma nova estratégia para ajudar na identificação de chaves ilegais ou que apresentem algum risco de segurança.
Além da criação do sistema de etiquetas para identificar a segurança da chave Pix, outras modificações foram anunciadas. Uma delas é a aplicação pelos bancos de uma autoavaliação. Ela informará se o sistema contém ou não todos os requisitos necessários para garantir a segurança da conta.
Como funcionará o sistema de avaliação das chaves?
Com base nas atividades desenvolvidas pela conta, o banco sinaliza se a chave Pix referente à conta pode indicar algum nível de insegurança. Antes de receber a etiqueta, o sistema do banco deve sinalizar quais são os fatores que demonstram a ilegalidade da conta. Algumas das opções a serem analisadas são: contas com documentação falsa ou com informações de terceiros.
O BC destacou que algumas informações serão indispensáveis para a análise das instituições. São elas: número de contas vinculadas a cada usuário e possíveis infrações.
Ficarão disponíveis as informações dos últimos cinco anos, e o processo de avaliação pode demorar em média seis meses para apresentar o resultado.
A etiqueta para identificar a segurança da chave pode garantir maior segurança no sistema de Pix e impedir que outras pessoas sejam enganadas e percam o dinheiro. De acordo com os desenvolvedores, essa alteração ainda levará um tempo para chegar aos sistemas, e estará em pleno funcionamento a partir do dia 5 de novembro.