‘Mother of the Dawn’: história de vidente brasileira vira curta
Conhecida como Tia Neiva, a mulher ficou muito famosa por fundar o Vale do Amanhecer, hoje conhecido como Planaltina, no DF. Curta estreou no festival South By Southwest.
Tia Neiva, conhecida como a clarividente que fundou o Vale do Amanhecer, na década de 60, acaba de ficar mais famosa. Isso porque um curta-metragem sobre sua figura estreou no festival South By Southwest na última semana.
Chamado “Mother of the Dawn” (Mãe do Amanhecer), o curta foca na história da mulher que criou o local onde hoje fica o município de Planaltina, no Distrito Federal.
Tia Neiva ficou ainda mais conhecida após começar a ter visões espirituais. Com isso, ganhou seguidores e fundou o Vale do Amanhecer. No lugar eram praticadas as mais variadas religiões, com elementos do cristianismo, espiritismo, umbanda e até mesmo crença em extraterrestres.
A produção é norte-americana, entretanto conta com um brasileiro em sua equipe. Nicholas Col, que é o produtor de campo do curta, é quem buscou saber mais detalhes sobre a história de Tia Neiva.
Ele conta que foi uma grande responsabilidade, já que estava preocupado em passar as informações da maneira mais correta possível:
“Foi uma grande responsabilidade. Fiquei preocupado em passar as informações da maneira corretas e explicar como funcionam as relações das religiões brasileiras para os produtores para que a história fosse contada da maneira mais correta possível”.
Conheça a história de Tia Neiva e do Vale do Amanhecer
Nascida em 1925, Tia Neiva fundou a União Espiritualista Seta Branca (UESB), em Goiás, com 34 anos de idade. Hoje em dia, a doutrina criada pela mulher conta com diversos templos espalhados pelo Brasil e até nos Estados Unidos.
Tia Neiva começou a ter visões que acreditou se tratarem de alguma mensagem espírita do mundo extraterrestre. Sendo assim, ela decidiu fundar o Vale do Amanhecer. No lugar eram realizados atendimentos com médiuns, mas também havia um hospital e um orfanato. Até hoje, o Vale do Amanhecer recebe inúmeras visitas.
Apesar da figura representada no em “Mother of the Dawn” ser brasileira, ele ainda não tem previsão de estreia para chegar ao país. Mother of the Dawn estreou no dia 12 de março durante o festival South by Southwest, nos Estados Unidos. Fique ligado para mais informações.