Modo Família: Steam revoluciona e cria nova forma de compartilhar games; veja

Pessoas que moram na mesma casa poderão concentrar os games em uma única seção da plataforma e jogá-los ao mesmo tempo.

O Steam criou uma nova forma de compartilhar jogos para ficar mais acessível e atender ao desejo de famílias ou grupos de pessoas na mesma casa. Estamos falando do recurso Família Steam.

Com tal ferramenta, é possível compartilhar games entre seis pessoas que moram no mesmo lugar, de forma que cada uma consegue disponibilizar a própria biblioteca.

Para facilitar a identificação, os usuários receberão selos de “adulto” ou “criança”, o que amplia também os recursos de controle parental na plataforma.

A chegada desse novo modelo dará fim ao modo antigo, que se tornou um verdadeiro inconveniente.

Troca de formas de compartilhamento no Steam

Novo jeito de compartilhar jogos em família no Steam permitira um controle maior dos pais. Foto: Reprodução

O Família Steam (ou Family Steam, no inglês) vai preencher o lugar do Steam Family Sharing e do Steam Family View. A ideia é concentrar todas as funcionalidades em apenas um recurso.

A partir de agora, os jogos de todas as pessoas da família cadastradas no modo de compartilhamento ficarão disponíveis na nova seção. Para acessá-la, basta ir até a coluna esquerda do cliente Steam.

Com todos os títulos da família em um mesmo lugar, as pessoas poderão pegar emprestado aquele que desejar.

O novo diferencial é que o jogador poderá utilizar o game ainda que alguém esteja on-line e jogando-o no mesmo instante, algo que era impossível até então.

Uma observação importante, no entanto, é que nem todos os jogos da plataforma são compartilháveis. Essa condição fica a cargo dos desenvolvedores.

Eles podem desativar o modo compartilhamento dos respectivos games a qualquer momento, mas a lista de autorizados hoje é gigantesca.

Controle parental na Steam

Do ponto de vista de monitoramento dos responsáveis, o recurso Família Steam fará com que os pais tenham um controle maior sobre o que os filhos jogam e por quanto tempo permanecem on-line.

O controle parental, com a nova forma de compartilhamento de jogos, ganhou mais recursos de monitoramento.

A partir de agora, é possível bloquear títulos inadequados, estipular o tempo que uma criança consegue jogar e aprovar ou não pedidos para jogar ou comprar um novo game.

Os responsáveis poderão ainda restringir o acesso à Loja Steam, Comunidade Steam e Conversa Steam.

Além disso, eles vão poder conferir relatório de tempo de jogo e recuperar a conta de uma criança, quando ela esquecer ou perder a senha.

Como ativar o Família Steam

O recurso ainda está disponível, somente, no modo beta. Para ativá-lo, o usuário precisa seguir um passo a passo simples e ter certeza de que os participantes moram todos na mesma casa. Isso é feito da seguinte forma:

  • Vá até o cliente Steam e, depois, clique em “Steam” no canto superior esquerdo da tela;

  • Escolha a opção “Configurações”;

  • Na nova tela, selecione a aba “Interface”, à esquerda;

  • Em seguida, na seção “Participação no beta do cliente Steam”, abra o menu à direita;

  • Clique na opção “Steam Family Beta” ou “Família Steam” e, após isso, em “Ok”. A plataforma solicitará que você reinicie o sistema;

  • Feito isso, basta clicar no seu nome de perfil, selecionar “Detalhes da conta” e acessar “Gerenciamento de Família”. Pronto, agora você pode aproveitar as vantagens do novo recurso.

você pode gostar também