Por que rumores indicam que o Modo Avião chegou ao fim?
Passageiros agora poderão utilizar redes móveis com uma alta velocidade enquanto estiverem dentro dos voos.
Sim, o Modo Avião chegou ao fim. A decisão entrou em vigor ontem (1/2) e servirá para a maioria dos passageiros domésticos da empresa americana Delta Airlines. Desde a última quarta-feira, a companhia começou a oferecer internet a bordo para seus passageiros de forma 100% gratuita nos voos.
Essa iniciativa vai começar a vigorar primeiro em algumas linhas que se conectam a cidades dos Estados Unidos e, ao longo deste ano, ela deve se estender para muitos outros destinos.
Delta Airlines após a decisão
A Delta Airlines foi a primeira a divulgar essa mudança, que deve acabar com um dos únicos momentos em que as pessoas já haviam se acostumado a ficar sem internet durante um longo período.
Entretanto, mesmo que a Delta Airlines tenha se pronunciado acerca disso por agora, a União Europeia já havia estabelecido um prazo para que todas as companhias aéreas do velho continente começassem a oferecer uma conexão que fosse por meio de redes 5G para seus passageiros.
Então, foi a partir disso que a Delta Airlines começou a se programar e anunciou a sua parceria com a Starlink, de Elon Musk. Tornando-se, assim, possível a todos os seus passageiros manter a conectividade durante os voos.
Quem tomou essa decisão?
Essa decisão da União Europeia foi um marco no mundo das telecomunicações. E afirmamos isso porque, por meio dela, colocaram um fim ao famoso Modo Avião, que antes as companhias aéreas exigiam. Desse modo, os passageiros precisavam desativar toda a comunicação de um smartphone com as redes enquanto estivessem nas aeronaves.
Para que isso acontecesse, a Comissão da União Europeia vinha, desde 2003, reservando algumas frequências que fossem específicas para uso exclusivo em aeronaves. Porém, essas redes apresentavam uma lentidão considerável quando eram comparadas às frequências que eram mais recentes, como é o caso do 4G e do 5G.