Mistério revelado: quantos balões foram necessários para levantar a casa de ‘Up: Altas Aventuras’?
A Pixar revelou a quantidade exata de balões que deram vida à casa voadora do filme ‘Up: Altas Aventuras’. Valor é surpreendente!
Lançado pela Pixar em 2009, ‘Up: Altas Aventuras’ é um filme que tem o poder de conquistar qualquer pessoa por meio de uma narrativa que explora o amor de forma única.
A obra recebeu dois prêmios do Oscar em 2010, nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora, evidenciando seu sucesso tanto entre críticos como entre o público em geral.
A envolvente jornada do Sr. Fredericksen certamente empolga e emociona a todos; no entanto, o filme desperta a seguinte curiosidade em muitos dos espectadores: quantos balões foram necessários para fazer a casa do protagonista voar?
A levitação da casa em ‘Up: Altas Aventuras’
Cena da decolagem da casa do Sr. Fredericksen em ‘Up’ – Foto: Reprodução/Pixar
Antes de responder a essa pergunta, vale a pena recordar o motivo pelo qual o Sr. Carl Fredericksen decide elevar sua casa com os diversos balões.
Após passar anos lidando com o luto pela morte de sua esposa, Ellie, Carl se depara com um novo desafio: resistir aos avanços de uma grande corporação que deseja comprar o terreno de sua casa para construir um edifício.
Depois de um desentendimento com um operário da construção, Carl se vê obrigado a deixar sua casa e mudar-se para um asilo.
Nesse cenário, ele está ciente de ter uma promessa a cumprir: visitar o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela, para realizar não apenas seu sonho, mas o de Ellie, sua falecida esposa, que gostaria muito de conhecer aquele lugar.
Determinado a concretizar essa jornada, Carl transforma sua casa em um dirigível improvisado, prendendo uma série de balões de gás para embarcar em uma viagem rumo ao destino de seus sonhos.
Mas quantos balões foram utilizados durante a produção? Estamos falando de um total de 20.622 balões para a cena inicial de “decolagem” da casa, conforme informado pela Pixar.
Entretanto, nas cenas subsequentes, em que a casa simplesmente flutua, são utilizados “apenas” 10.297 balões para conduzi-la pelos céus.
E na vida real, isso seria possível?
São muitos balões, não é mesmo? Se você em algum momento já pensou se seria possível fazer algo assim na vida real, usar balões para levantar uma casa de verdade, saiba que essa experiência foi de fato realizada pelo programa ‘How Hard Can It Be?’, do canal National Geographic.
Entretanto, é importante observar que algumas adaptações foram realizadas para replicar essa situação na vida real.
A casa construída para o teste possuía apenas 16 metros quadrados, sendo proporcionalmente menor do que a casa do Sr. Fredericksen se fosse real, e foi erguida sem mobília.
A experiência utilizou cerca de 300 balões gigantes de hélio para elevar a casa, que “voou” por aproximadamente uma hora, atingindo uma altitude de 10 mil pés, equivalente a cerca de 3 mil metros.
Confira o vídeo da experiência logo abaixo:
O filme ‘Up: Altas Aventuras’ está disponível na plataforma de streaming Disney+.