Missão em Marte pode ter cultivo de tomates produzidos no espaço; entenda

Atualmente, os testes são realizados na Estação Espacial Internacional.

O plano de realizar uma missão tripulada e colonizar Marte já está sob os olhos da Nasa há algumas décadas. Com o desenvolvimento tecnológico, o sonho de fazer essa missão sair do papel pode se tornar realidade dentro de alguns anos. Porém, como o procedimento é muito meticuloso, caro e arriscado, muitas variáveis estão em constante desenvolvimento.

Como é o caso da alimentação dos tripulantes. Isso porque, atualmente, é extremamente caro enviar foguetes com suprimentos para a Estação Espacial Internacional. Esse custo não pode ser encaixado no orçamento da missão em Marte. Assim, para colonizar o planeta, é preciso que algumas questões se resolvam diretamente lá.

Com a intenção de que os primeiros a chegarem a Marte possam produzir o próprio alimento, a Nasa está desenvolvendo um projeto para que tomates possam ser cultivados fora do planeta Terra. Atualmente, na própria Estação Espacial Internacional, ocorre o “experimento de agricultura espacial Veg-05”.

O nome oficial do projeto é “Produtividade, Valor Nutricional e Aceitabilidade para Suplementar o Sistema Alimentar da ISS”. O astronauta Frank Rubio, que é de origem salvadorenha, é o mais recente responsável pela colheita de tomates espaciais. Confira a foto:

Imagem: Nasa/Reprodução

Em comunicado oficial, a agência americana revelou que:

“[…] o principal objetivo da pesquisa botânica é criar um sistema contínuo de produção de alimentos frescos para sustentar os astronautas que viajam muito além da órbita baixa da Terra e diminuir a dependência de missões de carga visitantes.”

Conheça os tomates que podem ser plantados fora da Terra

A cultura de tomates é feita por Gioia Massa, que é do Centro Espacial Kennedy da Nasa, além contar com diversos outros colaboradores. Parte dessa cultura se chama Veg-05, que recebe acompanhamento dos cientistas da Nasa.

Em comentário sobre os cultivos, a equipe de cientistas disse que:

“[…] a pesquisa da Veg-05 amplia a variedade de cultivo para tomates anões e foca no impacto da qualidade da luz e fertilizantes na produção de frutas, segurança alimentar microbiana, valor nutricional, aceitabilidade do sabor pela equipe.”

Contudo, não se pode fazer o cultivo de qualquer tipo de tomate. De acordo com informações, apenas pode-se cultivar:

“Red Robin, tipo Cherry, de tamanho muito pequeno, adubados com uma mistura proprietária de Florikan CRF 14-4-14 T 180 dias e T 100 dias, além de um finalizador de plantas com flores de 70 dias.”

Vale ressaltar que as sementes possuem um material especial e são mais resistentes, sendo semeadas em estufas em miniatura. É provável que, ao reproduzir o experimento em Marte, uma tecnologia similar seja utilizada.

você pode gostar também