Miramax processa Quentin Tarantino por NFTs de Pulp Fiction

O diretor Quentin Tarantino está sendo processado pela Miramax. O motivo? Tarantino criou um projeto de NFT com várias cenas de Pulp Fiction nunca vistas antes.

Pulp Fiction foi lançado em 1994 e se tornou um dos maiores sucessos da cultura pop. recebeu milhares de elogios de fãs e críticos. O filme também ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e deu ao diretor suas primeiras indicações ao Oscar, do qual ganhou o de Melhor Roteiro Original.

O elenco, em particular John Travolta, Uma Thurman e Samuel L. Jackson, também foi muito elogiado.

Quentin Tarantino

Quentin Tarantino anunciou no início de novembro que colocaria sete das cenas não cortadas do filme em leilão como NFTs secretos. Por meio do OpenSea, os fãs poderiam econhecer as filmagens inéditas de Pulp Fiction. Os NFTs também incluiriam as primeiras cópias dos roteiros do filme e comentários exclusivos do próprio Tarantino.

A Miramax já entrou com uma ação contra Tarantino, alegando que o projeto NFT viola seu contrato de propriedade intelectual.

A Miramax divulgou uma nota sobre as decisões de Quentin Tarantino:

Quentin Tarantino optou por negligenciar imprudentemente, avidamente e intencionalmente o acordo que assinou, em vez de seguir a abordagem legal e ética clara de simplesmente comunicar-se com a Miramax sobre suas ideias propostas. Este esforço único desvaloriza os direitos NFT de ‘Pulp Fiction, ‘que a Miramax pretende maximizar por meio de uma abordagem estratégica e abrangente. A Miramax defenderá todos os seus direitos em relação à sua biblioteca, incluindo direitos relacionados a NFTs, e não permitirá que os representantes de Quentin enganem outras pessoas fazendo-os acreditar que têm autoridade para fazer produtos semelhantes trata em violação dos acordos de direitos que eles assinaram.

Caso Quentin Tarantino perca o processo, criará uma nova jurisprudência sobre os artistas que possuem os direitos de seu trabalho versus os estúdios que os possuem. 

Como diretor e escritor de Pulp Fiction, será interessante ver se Tarantino conseguirá manter esses direitos ou não.

 

você pode gostar também