Ministério da Comunicação vai instalar internet banda larga em Reserva Yanomami
Medida tem como objetivo facilitar a comunicação entre as equipes de resgate.
O Ministério das Comunicações informou que instalará internet banda larga na Reserva Indígena Yanomami, em Roraima. A medida veio depois de uma crise humanitária atingir os povos originários da reserva. Com acesso à internet, as equipes de atendimento aos indígenas terão uma comunicação mais facilitada.
O sinal ficará disponível por meio do Satélite Geostacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas. A equipe do Ministério estuda os pontos de instalação na reserva.
“Hoje temos a possibilidade de levar, de imediato, 15 pontos de internet para aquela localidade. Isso equivale a mais do que o dobro do que já temos instalado atualmente em terras Yanomami. O nosso objetivo é garantir que o atendimento à população seja feito da melhor forma possível, além de possibilitar uma comunicação dos médicos e equipes humanitárias com o restante do mundo para que a situação seja superada o quanto antes”, disse o ministro Juscelino Filho, em nota.
De acordo com o Governo Federal, estima-se que cerca de 30,4 mil indígenas vivam na área destinada aos Yanomami. Depois de algumas denúncias, o governo tomou ciência da grave situação dos povos da região e então montou-se uma força-tarefa para socorrer os moradores.
Muitos estavam em situação extrema de desnutrição e outros tipos de doenças. Também houve o relato de alguns casos de abusos sexuais, e os principais suspeitos são garimpeiros ilegais.
O Governo revelou também, em janeiro deste ano, que 99 crianças morreram vítimas de desnutrição, diarreia e pneumonia. A estimativa feita pela Pasta é de que 570 crianças tenham morrido por causa da contaminação por mercúrio.
Saiba mais sobre a Reserva Yanomami
A Reserva Yanomami é uma grande área de terras dos povos originários na Amazônia brasileira, com uma população de milhares de nativos pertencentes à etnia Yanomami. Assim, a reserva surgiu para proteger a cultura e os direitos territoriais dos Yanomami, sendo uma das áreas mais importantes de preservação da biodiversidade da Amazônia.
No entanto, a reserva também enfrenta muitos desafios, incluindo invasões por garimpeiros e madeireiros ilegais, doenças introduzidas por visitantes não nativos e mudanças climáticas.
Além disso, a reserva é considerada um símbolo importante da luta pela proteção dos direitos dos povos originários e pela preservação da biodiversidade na Amazônia.