Microsoft tentou comprar a Nintendo; saiba por que a negociação não aconteceu

E-mail vazado de Phil Spencer revela tentativa da gigante de tecnologia em adquirir tanto a Nintendo quanto a Valve. No entanto, o que falhou nesse processo?

Uma descoberta recente lançou luz sobre os planos audaciosos da Microsoft para 2020. Uma comunicação vazada de Phil Spencer, o homem por trás da Xbox Games Studios, revela que a empresa estava determinada a crescer no setor de jogos eletrônicos, buscando aquisições de grandes nomes como Nintendo e Valve.

O que deu errado?

O e-mail de Phil Spencer critica a estratégia da Nintendo de restringir seus títulos clássicos às suas próprias plataformas. Segundo Spencer, a Nintendo deveria olhar além das fronteiras do hardware para se manter competitiva a longo prazo. No entanto, o que exatamente fez com que as conversações falhassem não foi divulgado ao público.

O domínio da Nintendo no mundo dos jogos continua inabalável. O Nintendo Switch segue firme como um dos consoles mais adquiridos da história, garantindo à empresa uma posição de destaque no setor de entretenimento eletrônico.

Mas a Microsoft não se limitou à Nintendo em suas ambições. A Valve, conhecida por sua plataforma Steam, também estava na lista de possíveis aquisições da gigante da tecnologia. Embora a Valve possua jogos e franquias de destaque, o principal atrativo era, sem dúvida, o controle sobre a Steam, a principal vitrine digital para jogos de computador.

Além dessas, a Warner Bros. Games também estava sob consideração. No entanto, nenhum desses negócios chegou a frutificar. O motivo não é claro, mas uma coisa é certa: as aquisições poderiam ter redefinido as regras do jogo no setor de entretenimento digital.

Confira no tweet de Tom Warren:

Tradução do tweet: “E-mail interno da Microsoft, do chefe do Xbox Phil Spencer, discutindo a Nintendo como um potencial alvo de aquisição e Warner Bros. Games”.

O episódio deixa questões em aberto. A Nintendo teria se beneficiado de uma fusão com a Microsoft? A Valve teria mantido sua independência sob o controle da gigante de Redmond? O que teria acontecido com a paisagem dos videogames caso essas aquisições tivessem sido bem-sucedidas?

Essas perguntas não têm respostas claras, mas o que é certo é que esses movimentos, se concretizados, teriam impactado profundamente tanto jogadores quanto a indústria como um todo.

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