Um péssimo professor? Mestre Yoda acredita no erro dos alunos
Embora todos o vejam como um grande mestre Jedi, o seu treinamento é um pouco questionável.
Diferente do que muitos fãs imaginam, Mestre Yoda não é um dos melhores Jedi, mas sim um dos piores. Ele estava à frente da Ordem quando ocorreu um colapso e não conseguiu manter um dos seus aprendizes mais fiéis. Saiba por que Yoda cometeu muitos erros como Jedi.
Mestre Yoda tem um treinamento Jedi atípico
O tipo de treinamento de Yoda com os seus alunos é um pouco questionável. Isso fica evidente na edição nº 5 de “Star Wars”, quando Yoda interpreta o treinamento Padawan e entende que o mestre deve oferecer orientação, porém, dar espaço para que o aluno possa fazer suas escolhas, sejam elas boas ou ruins, pois somente assim eles são capazes de crescer.
Para pôr em prática essa teoria, Yoda decide levar uma aula para um planeta arborizado. Lá, ele deixa os alunos sozinhos. Um dos seus estagiários há tempo alimentava um ódio por Yoda – o jovem Dooku, que estava indo para os caminhos obscuros da força.
Contudo, isso só piorou quando os aprendizes foram deixados sozinhos neste planeta e tiveram que enfrentar uma luta mortal.
Esses foram acontecimentos anteriores ao encontro dos fãs com o Mestre Yoda. Isso porque, na famosa história, ele era um velho eremita que vivia em Dagobah após a queda dos Jedi.
Yoda cometeu muitos erros como Jedi, e no momento em que ele aceita Luke Skywalker como seu aluno, não havia interesse da sua parte em derrubar o Império. O objetivo de Yoda era passar para o seu aluno tudo o que podia de conhecimento e treinamento.
Assim, ele repetia sua forma de treinar, permitindo os erros dos seus pupilos. Foi o que aconteceu quando permitiu que Luke lutasse contra Darth Vader mesmo sem estar pronto, o que resultou na perda de uma das mãos de Luke.
O Mestre Yoda reflete no seu treinamento o desejo pela liberdade, ou seja, ser guiado pela Força. Ele não guia ou vigia os seus alunos, fato que também permite o acesso à escuridão ao abdicar das responsabilidades, o que o torna um péssimo professor, no final das contas.