Mesmo sem investimentos, IA tem confiança de mais de 90% dos brasileiros; entenda
A inteligência artificial está em todo lugar, e já foi aceita pelos brasileiros. Mas por que não há investimentos por aqui? Para descobrir, leia o texto!
A inteligência artificial (IA) ganhou espaço na vida das pessoas ao redor do mundo, ela está presente no uso de assistentes virtuais, até algoritmos avançados que auxiliam em diversas indústrias.
Acredite se quiser, mas, no Brasil, o interesse e a confiança na IA têm crescido muito nos últimos anos, mais do que outros países desenvolvidos seriam capazes de demonstrar.
Uma pesquisa feita por uma consultoria estadunidense, Oliver Wyman, mostrou que 94% dos brasileiros apoiam essa tecnologia.
Apesar da porcentagem elevada, não há um investimento correspondente. Então, embora haja um interesse imenso nesse assunto, não há verba o suficiente para desenvolver projetos de IA.
Em relação a outros países, o Brasil é considerado inferior apenas diante da Índia, Indonésia e Emirados Árabes.
Quanto aos demais, o Brasil consegue se superar, e 67% dos entrevistados afirmam que fazem uso de IA ao longo de um único mês.
Para levantar esses dados, mais de 25 mil pessoas fizeram parte da entrevista, em 16 países diferentes.
IA já caiu em uso comum no Brasil
Brasil enfrenta uma grande contradição – Imagem: Reprodução
Conforme as buscas iniciadas em 2023, constatou-se que 87% dos brasileiros contam com o uso de IA no seu trabalho. Enquanto isso, 94% afirmou confiar na tecnologia com os olhos fechados.
Em comparação a uma base mundial de uso de IA no mercado de trabalho, o Brasil consegue atingir níveis perceptíveis de aceitação.
Arnaud Dusaintpère, atual sócio no departamento de Varejo e Bens de Consumo da Oliver Wyman, afirma que o Brasil age dessa forma porque possui uma mentalidade mais aberta em relação à tecnologia.
Apesar do resultado, há uma contradição, já que, mesmo com o grande apoio ao uso da tecnologia, os brasileiros não investem em desenvolvimento de inteligência artificial, dando lugar a uma grande incógnita.
A verdade é que conseguir investimentos para desenvolver projetos não é estimulado no Brasil, e o mesmo não acontece nos Estados Unidos e na Europa.