Ciência revela qual é a MELHOR hora para consumir café
Saiba qual o melhor horário para o consumo do café e como isso pode te beneficiar.
Tomar uma xícara de café todas as manhãs é um hábito muito popular no mundo inteiro, especialmente no Brasil, que é o maior exportador desse grão no mundo.
O produto é tão famoso no país que existe até mesmo o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio. Em geral, as pessoas utilizam essa bebida como uma forma de despertar e ter motivação para concluir seus afazeres. Alguns preferem tomar a bebida de manhã, outros após as refeições ou até mesmo em horários noturnos.
No entanto, será que existe um horário ideal para ingerir esse líquido de maneira que possamos aproveitar todos os seus benefícios? Uma pesquisa recente descobriu que sim, existe. Acompanhe a leitura para saber mais.
Saiba qual é o melhor horário para tomar sua xícara de café
É necessário entender de antemão como o café age no nosso corpo. Primeiramente, é importante ressaltar que a bebida tem alguns efeitos no nosso cérebro.
A cafeína presente no produto é responsável por se ligar aos receptores de adenosina (hormônio acumulado durante o dia e que indica o momento de descanso), estimulando a atividade do sistema nervoso central e inibindo a sensação de cansaço e sono.
Além disso, o café estimula a produção do cortisol. Esse hormônio é responsável por regular o metabolismo dos nutrientes básicos do corpo. Ademais, ele aumenta sua quantidade quando estamos próximos de acordar, deixando o corpo em alerta para encarar o dia.
Pode-se dizer, então, que o melhor horário seria aquele no qual os níveis de cortisol estão sendo reduzidos pelo organismo. Aqui, vale ressaltar que também precisamos evitar a inibição total da adenosina para termos uma boa rotina de sono.
Por isso, o consumo de café é recomendado poucas horas após acordarmos, pois os níveis de cortisol começam a abaixar por volta de três a quatro horas após o despertar.
Sendo assim, se você acorda às 6 horas da manhã, o melhor horário para o consumo de café seria por volta das 9 horas. Embora muitos prefiram tomar logo cedo, adiar esse hábito pode te dar mais energia que o normal.
Existe uma temperatura correta para ingerir o café?
Pesquisadores que publicaram um estudo na revista Nature explicam não haver diferenças notáveis no sabor e percepção gustativa do café conforme a temperatura. Ingerindo café frio ou quente, os nutrientes ainda são absorvidos.
Porém, uma curiosidade, segundo o estudo, é que há um aumento na tendência ao consumismo quando o café oferecido passa de 56 °C para 64 °C, embora essa tendência diminua quando a bebida passa de 71 °C.