Max: mudanças no streaming geram polêmica; Procon-SP notifica HBO
Órgão de defesa do consumidor questiona a transformação do HBO Max em Max no Brasil, exigindo transparência sobre mudanças contratuais e futuras alterações de valores para assinantes.
O Procon-SP tomou uma medida enérgica nesta quarta-feira (29), notificando a HBO Brasil em decorrência das mudanças recentes no serviço de streaming HBO Max, que agora se chama apenas Max no Brasil.
Assinantes relatam alterações em seus contratos sem prévia informação ou consentimento.
A plataforma, por sua vez, que engloba não apenas a programação da HBO Max, mas outras marcas do grupo, incluindo Home & Health, ID, Discovery Kids, entre outras, agora está sob investigação do órgão de defesa do consumidor em São Paulo.
Sendo assim, agora o Procon-SP busca explicações sobre as razões por trás da mudança e se ela acarretará em alterações nas ofertas existentes.
Procon exige mais esclarecimentos
A HBO tem até hoje, terça-feira (5), para esclarecer detalhes sobre as futuras alterações nos valores e como os consumidores serão informados sobre essas mudanças.
O órgão exige transparência sobre as condições sob as quais o serviço era prestado antes da transição e como será após a transformação para Max.
Além disso, a HBO terá que explicar se a transição é obrigatória e por quais razões o serviço será limitado na plataforma Max.
A aba do Discovery+ está dentro do novo streaming – Imagem: Shutterstock/Reprodução
A imprensa brasileira tentou contato com a HBO para esclarecimentos, mas até o momento da publicação desta reportagem, não houve retorno.
O espaço permanece aberto para manifestações por parte da empresa.
Max: uma nova era do streaming?
Lançado como HBO Max em 2020, o serviço de streaming over-the-top de vídeo por assinatura passou por uma mudança significativa na última terça-feira, tornando-se Max em toda a América Latina e no Caribe.
A plataforma, propriedade da Warner Bros. Discovery, oferece uma variedade de conteúdos, incluindo produções da Warner Bros., Discovery Channel, HBO, CNN, Cartoon Network, entre outros.
A mudança, no entanto, levantou questionamentos por parte dos consumidores brasileiros, que agora aguardam respostas da HBO sobre as alterações nos contratos e as implicações futuras para os assinantes.
O Procon-SP atua como porta-voz dos consumidores, exigindo transparência e garantindo que as mudanças sejam comunicadas de forma adequada e compreensível.
Com a crescente importância dos serviços de streaming na vida cotidiana, a transparência e a comunicação eficaz tornam-se cruciais para manter a confiança dos assinantes.
O desfecho desta notificação do Procon-SP certamente moldará a forma como as empresas de streaming lidam com mudanças significativas em seus serviços no futuro.