Mau humor pode não ser tão ruim quanto parece, segundo a ciência
Estudos recentes apontaram que pessoas mal-humoradas podem ser melhores em atividades que envolvam a compreensão de textos e outros detalhes.
Você é uma pessoa que se irrita facilmente? Que constantemente está de mau humor? Apesar de todos sabermos que esse tipo de sentimento não é bom para sua saúde, devido à quantidade de hormônios nocivos que produz, ainda assim é possível que haja benefícios nesse estado.
O mau humor que tratamos aqui não se relaciona a sentimentos duradouros, proporcionados por alguma disfunção hormonal ou psicológica, como a depressão. Mas, sim, ao sentimento de mau humor, aquele que surge por uma situação estressante, um dia desagradável ou uma noite maldormida.
O que acontece é que pesquisadores descobriram que o sentimento passageiro de mau humor pode auxiliar as pessoas a focarem em detalhes que antes passariam despercebidos. Ou seja, basicamente, estar mal-humorado permite que a pessoa abandone um pouco da autoconfiança em troca de maior atenção e capacidade de análise.
Como estar mal-humorado ajuda a focar melhor?
Já vamos te explicarDe acordo com uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Communication, pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, fizeram testes com pessoas mal-humoradas e pessoas relaxadas.
O estudo indica que pessoas com mau humor estão mais preocupadas com detalhes, consequentemente melhorando a compreensão textual, por exemplo.
Já pessoas relaxadas costumam apresentar comportamentos confiantes e por vezes ingênuos, ou seja, não percebem detalhes importantes. Essa pesquisa complementa outro estudo publicado pelo Journal of Experimental Social Psychology, no qual os autores afirmam que o mau humor por vezes ocasiona ceticismo.
Ou seja, pessoas relaxadas são mais ingênuas e tendem a não se atentar a detalhes, enquanto alguém mal-humorado se atentará a possíveis mentiras e/ou controvérsias.
Logicamente, nenhum dos estudos incentiva os indivíduos a permanecerem em um estado de mau humor. Afinal, como dito no início, esse estado pode gerar o aumento de hormônios nocivos para o corpo humano.
No entanto, ambas as pesquisas apresentam como há males que vêm para o bem. Sendo assim, foque seu sentimento ruim em tarefas produtivas, pois notará diferenças em seu desempenho.