Empresa inovadora quer mapear cada canto do globo com o poderoso LiDAR

NuView: rumo a uma nova era de mapeamento terrestre com satélites e LiDAR.

A percepção tridimensional do nosso planeta ainda é uma tecnologia relativamente desconhecida e subutilizada. Embora existam algumas plataformas, como o Google Earth, que mapeiam certos pontos e onde é possível visualizar lugares e estruturas em 3D por meio de uma tela, a utilização geral dessas ferramentas ainda é limitada.

A possibilidade de contemplar a Torre Eiffel, em Paris, mapeada em gloriosas três dimensões pode ser um deleite maravilhoso, especialmente quando as chances de embarcar em uma viagem para visitá-la são tão escassas quanto as chances de encontrar um unicórnio.

É uma oportunidade de se maravilhar com cada detalhe projetado sem sair do conforto de casa, desafiando a necessidade de enfrentar turismos enlouquecidos.

Quem diria que a maravilha da tecnologia nos permitiria saborear Paris, por exemplo, sem os inconvenientes dos aviões atrasados, das malas extraviadas e das odisseias pelo metrô parisiense? Ah, a magia da virtualidade nos presenteia com essa alegria.

A NuView e seu plano ousado e inovador

A empresa NuView está projetando lançar alguns satélites no espaço, para mapear, literalmente, o nosso mundo inteiro, com uma tecnologia que não é muito desconhecida, mas que irá ganhar uma nova funcionalidade: mapear a Terra em três dimensões. Obviamente, estamos falando dos lugares mais remotos até os mais conhecidos.

A tecnologia usada é chamada de LiDAR, que é a sigla para Light Detection and Ranging (“Detecção e Rastreamento por Luz”, em tradução livre) e é um método utilizado para medir distâncias e criar mapas tridimensionais do ambiente ao redor.

Essa tecnologia funciona emitindo pulsos de luz laser em direção a um objeto e medindo o tempo que leva para o pulso retornar após ser refletido por esse objeto.

Com base nessa medida de tempo, o sistema LiDAR pode calcular a distância entre o sensor e o objeto, criando assim uma representação precisa das características topográficas e de superfície do ambiente, ou então formando uma imagem tridimensional do espaço mapeado.

O LiDAR é frequentemente utilizado em diversas áreas, como cartografia, geologia, planejamento urbano, monitoramento ambiental, mapeamento de florestas, engenharia civil, veículos autônomos e muito mais.

É uma tecnologia valiosa para a obtenção de dados precisos e detalhados sobre a forma e a estrutura de objetos e terrenos, permitindo uma ampla gama de aplicações práticas.

Foto: Mundo Conectado/ Reprodução

O plano da empresa

A empresa NuView, com essa visão audaciosa e estratégica, planeja o lançamento de não apenas um, mas um total de 20 satélites em uma órbita de baixa altitude. Esse empreendimento se dará como iniciado quando acontecer o lançamento do primeiro satélite, em 2026, seguido por lançamentos subsequentes a cada um ano e meio.

O cerne desse empolgante projeto reside na combinação desses satélites com a tecnologia LiDAR. Essa fusão pretende alcançar um novo patamar de mapeamento terrestre, fornecendo uma representação precisa e detalhada, e ainda em 3D, do nosso querido globo.

Os satélites, instalados com sensores LiDAR, conseguirão emitir feixes de luz laser em direção à superfície da Terra, capturando informações valiosas sobre a topografia, a vegetação, os recursos hídricos e outros aspectos do nosso planeta.

Com essa frota de satélites em órbita, o NuView almeja fornecer uma cobertura global abrangente e atualizada, abrindo portas para várias aplicações, em áreas como cartografia, monitoramento ambiental, planejamento urbano e muito mais.

você pode gostar também