Manhwas: a nova onda que vai destronar os mangás?
Descubra por que os manhwas (quadrinhos coreanos) podem destronar os mangás como a principal força do mercado global de quadrinhos.
Com o sucesso estrondoso do anime ‘The Leveling of Solo Leveling’, baseado no manhwa de mesmo nome, a indústria dos quadrinhos asiáticos está em ebulição.
E uma pergunta intrigante surge: será que os manhwas, os quadrinhos coreanos, podem destronar os mangás, os tradicionais quadrinhos japoneses, como a principal força do mercado?
Por que os manhwas podem superar os mangás?
Manhwas, os quadrinhos digitais da Coreia do Sul, são conhecidos por sua leitura de esquerda para a direita, semelhante ao padrão ocidental.
Essa abordagem facilita a adaptação para novos leitores e está em contraste com a estrutura tradicional dos mangás japoneses.
Com o passar dos anos, muitas obras coreanas começaram a ser adaptadas para doramas e filmes, enquanto algumas recentemente têm encontrado espaço no mundo dos animes.
‘Solo Leveling’ é um dos manhwas mais populares – Imagem: Yen Press/Reprodução
No documentário ‘The Leveling of Solo Leveling’, o Presidente da Associação Coreana de Webtoons, Seo Bum Gang, é categórico:
“Acho que os webtoons coreanos têm uma grande chance de se tornar a principal força do mercado global de quadrinhos.”
Segundo ele, uma das principais vantagens dos manhwas é o formato digital.
Publicados em plataformas como Piccoma, Webtoon, Tapas e TappyToon, os webtoons são otimizados para leitura em smartphones, aproveitando o hábito de ‘scrollar’ as telas.
Essa praticidade facilita o consumo e atrai novos leitores, especialmente os mais jovens.
Assim como os mangás, os manhwas abrangem uma ampla variedade de gêneros, desde ação e romance até fantasia e drama.
Porém, os quadrinhos coreanos se destacam pela arte colorida e vibrante, o que os torna mais atrativos para quem ainda não é fã de quadrinhos.
Outra vantagem dos manhwas é a facilidade de adaptação para outros formatos. Diversos quadrinhos coreanos já foram transformados em doramas (séries dramáticas coreanas) de sucesso, como ‘True Beauty’ e ‘Itaewon Class’.
E, cada vez mais, os manhwas estão ganhando adaptações para animes, como ‘Tower of God’ e ‘Noblesse’, expandindo seu alcance global.