Mangá 'Black Jack' comemora 50 anos com lançamento de capítulo inédito criado por IA
Para comemorar os 50 anos do mangá 'Black Jack', editora fundada pelo autor Osama Tezuka decide usar IA para lançar capítulo inédito. Afinal, isso pode ser considerado 'criar um capítulo'? Opinião divide fãs.
A interseção entre arte e tecnologia tem se mostrado cada vez mais fascinante, abrindo novas possibilidades criativas e surpreendentes. Um exemplo dessa combinação ocorre no mundo do mangá, onde um dos clássicos mais amados, “Black Jack“, ganhará um capítulo inédito em comemoração aos seu 50 anos.
Desta vez, a criação desse capítulo ficará por conta de uma Inteligência Artificial (IA), que utilizará seus algoritmos avançados para dar vida a uma história totalmente nova para os fãs.
Trabalho para humanos, arte e criatividade para inteligências artificiais
No entanto, nem todos os leitores ficaram satisfeitos em saber dessa novidade 100% artificial. Para os leitores, o uso de Inteligências Artificiais, como ChatGPT-4, põe em risco o trabalho humano, além de não explorar a criatividade natural para o capítulo comemorativo.
O episódio inédito deve chegar em novembro deste ano no Japão. De acordo com um artigo do The Mainchi, a Tezuka Productions, empresa fundada por Osama Tezuka, considera o uso de IA como uma ferramenta auxiliadora, não uma substituta definitiva de trabalho humano.
A empresa ainda admitiu que não tem certeza se a ideia dará certo. O filho do autor, Makoto Tezuka, que fala pelo pai em sua ausência, disse que:
“Embora eu mesmo tenha feito a proposta, sei que é escandalosa e, ainda hoje, meio que duvido que vá dar certo. (…) Estamos nos desafiando. Eu sei que Osamu Tezuka definitivamente teria usado IA se estivesse vivo.”
Além disso, muitas pessoas nas redes sociais têm se questionado até que ponto o uso de Inteligência Artificial está, realmente, facilitando a criatividade ou apenas tirando os poucos momentos de criatividade e produção artística das mãos dos humanos:
Relembre a história do famoso mangá ‘Black Jack’ de Osama Tezuka
“Black Jack” é um mangá escrito e ilustrado por Osamu Tezuka, um dos mais renomados mangakas da história. Publicado pela primeira vez em 1973, o mangá conta a história de Black Jack, um brilhante cirurgião que opera sem licença médica, cobrando altos honorários por seus serviços extraordinários.
Ao longo da história, Black Jack também lida com seu próprio passado e suas cicatrizes emocionais, enquanto enfrenta obstáculos e confronta figuras do seu passado.
A trama de “Black Jack” é rica em drama, explorando os aspectos mais profundos da natureza humana, enquanto mergulha no mundo da medicina e da complexidade da condição humana.