in , ,

Segredos NUNCA contados dos Mandalorianos

capa mandalorian 1
capa mandalorian 1

Os fãs de Star Wars estão acompanhando a incrível série The Mandalorian, da Disney +. Nós sabemos que o pequeno “Baby Yoda” tenha roubado o coração dos fãs, mas mesmo assim, os Mandalorianos caíram nas graças do público.

A série fala sobre um Mandaloriano em específico, conhecido como “Mando” (Pedro Pascal). Durante a primeira temporada, Mando mostra seus movimentos de luta enquanto permanece fiel as suas crenças e código (e a si mesmo).

Depois de anos sendo conhecidos principalmente pelos fãs da saga Star Wars como uns dos melhores caçadores de recompensas da galáxia, os Mandalorianos finalmente conquistaram grande parte do público.

Mas fica a pergunta: O que realmente se sabe sobre eles? Qual a origem deles? Qualquer um pode ser Mandaloriano? De onde vêm os Mandalorianos?

Aqui estão os segredos nunca contados dos Mandalorianos.

Origem dos Mandalorianos

mandalorianos

Os Mandalorianos são do planeta  Mandalore que fica na Orla Exterior. Os habitantes do planeta se dividiam em Casas e Clãs que freqüentemente estavam em guerra uns com os outros, apesar de terem uma religião e código em comum.

Uma pessoa não precisa obrigatoriamente ter nascido em Mandalore para ser um Mandaloriano, inclusive, Mandalorianos recrutam órfãos e os ensinam como se tornar guerreiros, sua cultura, religião e código Mandaloriano.

Mando era um órfão enjeitado (abandonado) e foi adotado pela cultura Mandaloriana. Isso explica a atitude dele com “Baby Yoda” depois que ele recebeu a tarefa de recuperá-lo no início da primeira temporada de The Mandalorian.

Embora Mando seja um humano, Mandalorianos podem ser qualquer espécie do universo Star Wars. Desde que passe pelo treinamento e sobreviva. O que os une é sua língua falada (Mando’a) e, como mencionado acima, cultura, código e religião.

Sendo assim, qualquer um na galáxia pode se tornar parte da cultura Mandaloriana, desde que esteja disposto a aprender o caminho dos Mandalorianos.

Nem todos os Mandalorianos são humanos, eles podem ser de outras raças e gêneros

002 4

Achava-se que todos os Mandalorianos eram humanos, mas como já mencionamos acima, podem ser de qualquer espécie.

E enquanto Mando e Boba Fett são os personagens que os fãs mais antigos costumam associar à cultura, seus membros podem ser homens ou mulheres – como vimos por exemplo a Armeira  (Emily Swallow), Mandaloriana que detém o conhecimento em armaduras e aprimora a armadura de Mando.

Mando (cujo nome é Din Djarin), Greef Karga e Cara Dune têm uma conversa reveladora na temporada 1, capítulo 8. Depois que Mando diz que ele não nasceu em Mandalore, Karga retruca “Mas você é um Mandaloriano“, Dune acrescenta: “Mandalorian não é uma raça.” Mando finalmente concorda, observando: “É uma religião“.

Vimos também na série em um flashback o jovem Din Djarin sendo salvo por Mandalorianos, Mando explica: “Eu era um enjeitado (órfão/abandonado). Eles me criaram como guerreiro. Fui tratado como um deles. Quando eu atingi a maioridade, fui jurado a religião.

Como a Armeiro aponta, enquanto os Mandalorianos já foram inimigos da espécie de Baby Yoda, a responsabilidade de Mando pelo bebê supera essa animosidade – ele é responsável por sua carga, não importa o custo. Como o próprio Mando diria: “Este é o caminho.” (This is the way no original, também traduzido como “Como deve ser.”)

Mandalorianos já controlaram parte da galáxia

003 5

Na série The Mandalorian  vimos que os Mandalorianos não são tão comuns como costumavam ser. Enquanto o Império eliminou a maioria dos Mandalorianos em um evento conhecido como a Grande Purificação, no seu auge Mandalorianos foram os guerreiros mais temidos do universo.

Eles trabalharam como caçadores de recompensas e mercenários, e eram governados por líderes que detinham o título de Mand’alor. Suas tendências ambiciosas e violentas os levaram a conquistar outros mundos, incluindo Krownest e Concord Dawn, o suposto mundo natal de Jango Fett.

Em algum momento, essa sede de conquista Mandaloriana atraiu a atenção dos Jedi, e as guerras subseqüentes duraram séculos. Na batalha final entre os Jedi e os Mandalorianos, um evento cataclísmico transformou a superfície de Mandalore em um deserto inóspito, forçando os Mandalorianos a abandonar a guerra e se concentrar na sobrevivência de seu povo.

Eventualmente, os Mandalorianos reconstruíram suas cidades sob cúpulas seladas, que protegiam os cidadãos do ambiente hostil de Mandalore.

Darth Maul já governou Mandalore

004 4

Durante as Guerras Clônicas, a pacifista Duquesa Satine Kryze foi alvo de tentativas de assassinato por causa de suas crenças. Então Obi-Wan Kenobi e outros Jedi abandonaram suas diferenças e vieram em auxílio de Kryze, mas seus esforços foram insuficientes contra o Death Watch, um grupo terrorista.

Vizsla, que queria reviver a cultura militar de Mandalore e mais uma vez controlar grande parte da galáxia. Então, ele se aliou ao ex-aprendiz de Darth Sidious, Darth Maul, para assumir o controle do planeta. Kryze foi derrotado e, quando a poeira baixou, Maul sentou-se no trono.

O reinado de Darth Maul não durou muito. Um pouco antes da Ordem 66 ser executada, a ex-Padawan Ahsoka Tano e alguns clones leais viajaram para Mandalore para enfrentar Maul e libertar o planeta.

A batalha que se seguiu, conhecida como O Cerco de Mandalore, conseguiu derrubar Darth Maul e, inadvertidamente, abriu o caminho para a ocupação imperial do planeta.

Mandalorianos possuem incríveis armaduras

A armadura Mandaloriana resiste a um sabre de luz?

005 5

Visualmente, a armadura Mandaloriana é obviamente uma das maiores razões pelas quais os Mandalorianos se destacam dentre diversos guerreiros pela galáxia.

Feitas de uma substância rara chamada Beskar , também conhecido como aço Mandaloriano, é forte o suficiente para repelir um sabre de luz e pode resistir a um tiro direto de blaster.

É uma das ligas mais fortes da galáxia. Para completar, as insígnias da armadura também refletiam a afiliação ao clã e prestavam homenagem aos legados dos guerreiros caídos do passado.

Todo mundo tem uma criptonita, até mesmo guerreiros que lutam melhor do que todos e são protegidos por um metal raro. Então foi inventada uma arma chamada Gerador de Pulso de Arco. Essa arma podia queimar o aço Mandaloriano destruindo a armadura e o usuário. (O Gerador de Pulso de Arco foi ironicamente criado por um Mandaloriano, mas usado pelo Império Galáctico.)

Tarre Vizsla foi o primeiro Mandaloriano a se juntar à Ordem Jedi

006 2

Hoje em dia, depois de várias guerras e conflitos que duraram séculos, não conseguimos imaginar os Mandalorianos e Jedi juntos. Não podemos esquecer que os jedi devastaram Mandalore.

Como toda a regra tem sua exceção, existiu um Jedi Mandaloriano.

Tarre Vizsla foi o primeiro Mandaloriano a ser introduzido na Ordem Jedi, graças a sua conexão com a Força. Ele se juntou à Ordem Jedi na juventude, e eventualmente se tornou o Mand’alor de seu planeta, cargo adequado para uma pessoa com suas capacidades.

“Mandalorian Jedi” é um título que não pode ser menosprezado.

Vizsla, fazendo parte de duas ordens respeitadas e esbanjando potencial, construiu sua própria versão de um sabre de luz, apelidado de sabre escuro (Darksaber).

De início, isso ia contra tudo o que os Jedi defendem, mas era perfeito para Vizsla – e acabou significando muita coisa para os Mandalorianos.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Escrito por Tio Vader

Nascido em 1978 e treinado durante os incríveis anos 80. Movido a refrigerante, mirabel, quadrinhos, filmes e seriados. Casado, Tio Vader é apenas mais um Jedi aposentado tentando ganhar a vida pela galáxia. Por último mas não menos importante, Tio Vader também é o criador e administrador da marca Resistência Nerd ® desde 2010.

Spiderman

Homem-Aranha | Chadwick Boseman recebe homenagem em jogo

capa 001

A sósia de Emma Watson que deixou a internet impressionada