Mais praticidade e agilidade: Banco Central diz estar trabalhando em novas funcionalidades para o PIX
O PIX se tornou fundamental para milhões de brasileiros. Agora, o Banco Central afirma estar desenvolvendo novas funcionalidades para a modalidade de pagamento!
No Brasil, uma das grandes inovações recentes foi o PIX, um sistema de pagamentos instantâneos que tem facilitado a vida de empresas e compradores, impulsionando a transformação digital no mercado financeiro. Agora, para a alegria dos usuários, o Banco Central confirmou que está trabalhando em novas funções para a modalidade.
Entre elas, destacam-se o PIX Automático e o PIX Internacional, prometendo levar ainda mais praticidade e agilidade às transações financeiras.
Além disso, outras novidades que devem chegar em breve, de acordo com o BC, são as transferências internacionais e o suporte em marketplaces para expandir o número de lojas adeptas à essa modalidade de pagamento.
O anúncio sobre as novidades para o PIX foi feito pelo executivo do Banco Central, Carlos Brandt, durante o Criptorama Brasília 2023. No evento, Brandt deu mais detalhes sobre as novas funcionalidades que o PIX deve receber nos próximos meses.
“O PIX não serve ainda para qualquer tipo de pagamento. Estamos no caminho, é uma construção, para poder ir incorporando o PIX para outros casos de uso que ainda não atende ou que não atende bem”, disse o executivo.
O PIX Automático deve funcionar de forma semelhante ao débito automático. O usuário pode cadastrar uma conta fixa, como a de internet, e todos os meses o valor será descontado automaticamente da conta bancária na qual o PIX foi cadastrado. Assim, o usuário não precisará pagar suas contas fixas de forma manual.
Saiba mais sobre a modalidade de pagamentos PIX
O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Lançado em novembro de 2020, ele permite que as transações financeiras sejam realizadas de forma rápida, segura e acessível a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.
A modalidade permite transferências entre pessoas, empresas e instituições financeiras de forma eletrônica, dispensando a necessidade de intermediários, como boletos bancários e cartões de crédito. Para utilizar o PIX, é necessário cadastrar uma chave, que pode ser o número de telefone, e-mail, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória gerada pelo sistema.