Duas simples ações garantem maior segurança da sua rede Wi-Fi
Algumas alterações simples podem impedir o acesso a suas informações por criminosos.
Com o passar dos anos e o avanço tecnológico, algumas formas que permitem invadir a segurança dos sistemas de rede também surgem. Porém, existem diversas formas de proteção.
Além disso, alguns comportamentos podem aumentar o risco de invasões na rede Wi-Fi. Acompanhe a leitura para saber quais são e como evitar.
Proteção contra ataques à rede Wi-Fi
Alguns comportamentos com o sistema de rede Wi-Fi podem deixar as suas informações e segurança mais vulneráveis ao acesso de criminosos cibernéticos. Por isso, entenda como alguns comportamentos podem aumentar o risco de invasões cibernéticas na sua rede Wi-Fi. Inclusive, parte deles pode ser modificada facilmente.
Sendo assim, a primeira alteração a ser feita é na informação presente no seu aparelho roteador. Esses aparelhos, quando adquiridos, possuem um nome de usuário e senha próprios da fábrica. O ideal é alterar o nome e a senha para uma versão criada por você. Essa pode até parecer uma atividade complexa, mas é um processo bem simples.
Para acessar o sistema do roteador, em sua maioria, o usuário e senha é “admin” e muitos sabem dessa informação. Criando uma opção somente sua, reduzem-se as chances de que outros possam ter contato com as informações contidas no sistema ou até mesmo modificar as configurações. Com o controle do roteador, os criminosos conseguem utilizar a sua rede para inúmeras atividades, entre elas as ilegais.
Sendo assim, você deve identificar o número do IP do seu aparelho para modificá-lo. Ele pode ser encontrado pelo seu iPhone, nas configurações do Wi-Fi, ou em um PC. No caso do PC, na opção de “Iniciar”, busque por “CMD”, digite “ipconfig” e logo aparecerá o endereço de IP.
Outra opção para encontrar essas informações é verificar a parte traseira do roteador, pois lá provavelmente exista o código-padrão de fábrica tanto do usuário quanto da senha. Use-o para acessar e alterar os pontos citados.
Além dessa mudança, a segunda ação obrigatória a ser tomada é se atentar para não expor suas informações pessoais. Para isso, você não deve utilizá-las como senhas ou nomes de redes. Portanto, evite usar o número do apartamento onde mora ou de alguém conhecido. Evite também o sobrenome da família e datas de nascimento, por exemplo.
Desse modo, com essas duas atitudes simples, você garante maior segurança dos seus dados e da sua rede de acesso à internet.