Mafalda: famosa personagem de HQ odiava sopa. Você sabe por quê?

Lembra dela? Mafalda e suas mensagens subliminares não estavam apenas nas suas provas de português.

Mafalda é uma das personagens mais conhecidas da América Latina e suas tirinhas estão cheias de reflexões e questionamentos sobre a sociedade e, principalmente, os governos que a regem.

Tal abordagem fez com que muitos professores escolhessem pequenos recortes de suas histórias para adicionar em provas e livros didáticos.

Ela é uma criação do cartunista argentino Quino e há décadas vem fazendo sucesso entre crianças e adultos.

O enredo de suas histórias mostra uma garotinha de pouca idade, mas que já se preocupada em demasia com questões de complexidade global.

Mas por que Mafalda odiava sopa, afinal?

Crédito: Jornal Nota/Reprodução

Um elemento peculiar presente no roteiro dos quadrinhos de Mafalda é o seu desgosto por sopa.

Mas por que será que essa é uma característica marcante da personagem? Existe uma explicação oculta para algo aparentemente inofensivo.

O contexto histórico da obra importa

Ocorre que, quando Mafalda foi criada, historicamente falando a Argentina passava por uma ditadura. Isso, então, foi retratado por Quino de forma sutil em sua produção.

Na obra, todas as vezes que a mãe da menina insistia em lhe servir sopa e ela protestava, isso era, na verdade, uma crítica oculta.

Em outras palavras, o prato tão detestado trata-se de uma metáfora ao autoritarismo da época. Logo, Mafalda era obrigada a comê-lo mesmo contra sua vontade.

Em uma entrevista de 2004, ao Clarin, o cartunista revelou alguns detalhes sobre o período pelo qual passava o país, afirmando:

“Logo me advertiram que havia temas, como s#xo, militares e repressão, em que não se podia tocar.”

Apesar da censura pesada, ele nunca deixou de abordar os assuntos que queria, porém teve de fazer isso utilizando uma linguagem subliminar para não ser descoberto.

A ação foi tão bem-sucedida que até hoje várias pessoas desconhecem os significados ocultos por trás das páginas da sua obra mais famosa.

Atualmente, existe um vasto material sobre Mafalda que pode ser adquirido em livrarias ou pela internet.

você pode gostar também