Low profile: o que é e como esse termo surgiu?
Cada vez mais pessoas preferem diminuir a quantidade de informações nas redes sociais, o que resultou em um comportamento em massa chamado low profile.
As redes sociais surgiram como uma forma de aumentar o alcance de pessoas com outras semelhantes, a partir do compartilhamento de informações.
Porém, muitos jovens preferem diminuir a quantidade de dados divulgados na internet, o que fez surgir o fenômeno low profile.
O que significa ser low profile?
Muitas pessoas têm ficado mais discretas nas redes sociais – Imagem: CaptureNow/Canva/Reprodução
A expressão significa, basicamente, ser discreto nas redes sociais. Alguns escolhem apenas diminuir a quantidade de postagens, enquanto outros podem levar essa discrição a fundo e, realmente, param de atualizar as redes sociais.
Muito se discute sobre o que deu origem ao crescimento que o termo teve recentemente. Por um lado, ele tem origem devido à alta velocidade do compartilhamento de informações na internet. Com isso, cada vez mais tendências surgem, entre elas as tendências de comportamento.
Tais tendências ditam o que deve e o que é e o que não é interessante para ser mostrado na internet. Nos últimos meses, a moda é não atualizar os perfis das redes sociais para deixar os seguidores curiosos.
Nesse caso, postar fotos, vídeos ou mesmo realizar uma publicação sobre algo não é visto como algo dentro da tendência.
Alguns especialistas em comportamento analisam que ser low profile pode estar ligado à grande exposição com vidas perfeitas na internet.
Não é segredo para ninguém que muitas pessoas, especialmente aquelas que trabalham com a internet, fazem uma grande produção para estarem sempre impecáveis em fotos e vídeos nas redes.
Ao perceberem que suas vidas não têm o mesmo glamour que veem em perfis de famosos, muitos usuários, especialmente os mais novos, não se sentem mais à vontade para compartilhar algumas partes de suas vidas e preferem virar low profile, dividindo pouco apenas com aqueles mais próximos.
Em último ponto, o fenômeno de ser low profile também pode ser uma resposta da nova geração à ultraexposição que ocorreu no passado.
Os jovens, vendo os perigos e malefícios causados por usos indevidos da internet, encontraram uma maneira melhor para ficarem conectados nessas plataformas.
De qualquer forma, com os perigos que o compartilhamento excessivo de dados tem se mostrado, ser low profile e não disponibilizar certas informações nas redes sociais se torna uma ótima forma de segurança cibernética.