Paris Fashion Week: Look de Doja Cat provoca forte angústia em tripofóbicos; conhece o transtorno?

Look da rapper Doja Cat na Paris Fashion Week causa forte angústia em quem tem tripofobia. Conheça o transtorno e fique por dentro de tudo!

[Alerta: a matéria a seguir contém conteúdo sensível sobre tripofobia!]

Entre os dias 17 e 22 de janeiro de 2023, aconteceu, na França, um dos maiores desfiles de moda do mundo, o Paris Fashion Week. O evento é realizado em dois momentos do ano, sendo temáticos conforme a troca de estação mais próxima: no caso, primavera/verão e outono/inverno.

Dessa forma, a edição do Paris Fashion Week que ocorreu no mês passado, pelo fato de se tratar de um desfile no hemisfério Norte, possuía coleções dos mais renomados artistas referentes às estações outono/inverno.

A sua próxima realização acontecerá nos dias 20 a 25 de junho de 2023 e, desta vez, com as coleções primavera/verão. O desfile Paris Fashion Week é um dos integrantes do Big 4 no mundo da moda.

Junto a ele estão os desfiles New York Fashion Week, Londres Fashion Week e Milão Fashion Week. Os desfiles acontecem na ordem com que foram exemplificados, sendo o Paris Fashion Week o último deles.

Doja Cat e seu look ousado no Paris Fashion Week

Como de costume, as celebridades convidadas para esses eventos de moda vão a rigor. Isso significa que, em sua maioria, elas utilizam algum tipo de vestimenta a fim de causar comoção do público ou dos estilistas presentes.

Além do mais, as vestimentas geralmente tentam comover aqueles que acompanham a distância as notícias sobre o evento.

Em um cenário como esse, a rapper Doja Cat não foi uma exceção ao costume. A cantora e compositora apareceu no Paris Fashion Week, durante o dia da coleção de Schiaparelli, vestindo dos pés a cabeça – literalmente – um vestido completamente vermelho com seu corpo coberto por cristais de mesma coloração.

Segundo Daniel Roseberry, diretor artístico da grife, o look foi inspirado na obra “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, mais especificamente em seu primeiro capítulo, chamado “Inferno”.

De fato, o vestido conseguiu gerar uma comoção infernal, pois causou muita ansiedade em diversas pessoas. E tal fato não se deu apenas pela excentricidade da roupa, mas porque o corpo de Doja Cat estava coberto por 30 mil cristais Swarovski, o que apresentava um aspecto sobressalente na pele da celebridade.

E a grande questão é que isso acabou incomodando pessoas que sofrem com tripofobia. Veja uma foto abaixo.

Foto: Showbizz Daily Brasil/Reprodução

Tripofobia: o que é?

Para aqueles que desconhecem a doença, ela é causada por um medo irracional que algumas pessoas demonstram ao ver ou encontrar superfícies que apresentem buracos ou padrões irregulares. Alguns exemplos de coisas que causam tripofobia são: favos de mel, morango, plástico-bolha e até mesmo esponjas de cozinha.

Assim como diversas fobias, apesar de muitos estudos de profissionais neurologistas e psiquiatras, ainda não foi possível aferir corretamente o que causa esse tipo de fobia, especialmente por ela ter sido descoberta recentemente. Contudo, existem algumas teorias acerca dos motivos que podem causar essa reação.

As mais aceitas estão relacionadas ao comportamento de sobrevivência do cérebro humano, pois doenças como sarna, rubéola e sarampo apresentam padrões na pele que remetem geram ansiedade em pessoas com o transtorno.

Isso pode indicar que a tripofobia seja uma forma de afastar o indivíduo de potenciais ameaças para sua saúde, causando um desconforto que os impede de se aproximar dessas circunstâncias.

Tal qual outras fobias, a tripofobia também possui tratamento. Esse tratamento, no entanto, não cura, mas alivia os sintomas e é um tanto desconfortável, pois é feito por meio de exposição do indivíduo as formas que causam a angústia.

Logicamente, esse tratamento somente deve ser feito por profissionais especializados, como psicólogos e neurologistas, e qualquer informação aqui mencionada aqui não deve substituir o diagnóstico médico.

você pode gostar também