'Logística': conheça o filme mais longo já produzido na história do cinema mundial
Esse filme com certeza levou a sério a atribuição de 'longa', levando o título de recordista mundial como o filme mais demorado.
As produções cinematográficas conseguem conquistar o grande público devido à sua diversificação e destaque em diferentes formas de arte. Muitos filmes são tão amados pelos fãs que eles poderiam passar horas assistindo, o que às vezes resulta até mesmo na criação de séries baseadas nessas produções.
No entanto, nem todos conseguem se submeter a longas durações de filmes, pois, embora algumas produções aclamadas possam ter um bom desempenho em prender a atenção do público durante tantas horas, outras acabam exagerando na dose, cansando o espectador em algum momento.
Na história do cinema, há uma produção que desafia todos os padrões de tempo: um filme de 2012 que estende a experiência cinematográfica para impressionantes 857 horas!
Conheça o filme mais longo da história
Foto: Logistics/Reprodução
Dirigido por Erika Magnusson e Daniel Andersson, o filme experimental sueco conhecido como “Logística” acompanha todo o processo de produção de um gadget, desde sua construção à compra, mostrando cada passo dado pelo protagonista, que, estranhamente é um pedômetro.
Se você não faz ideia do que seja um pedômetro, nós explicamos: ele é um contador de passos, daqueles que muitos atletas utilizam para saber quanto andaram ou correram durante um período de tempo. Em “Logística”, acompanhamos o processo de fabricação deste pedômetro.
Para capturar todas as etapas desse processo, as filmagens tiveram que percorrer um longo caminho, passando pelo porto de Gotemburgo, atravessando o Mar Mediterrâneo pelo Canal de Suez até chegar a uma fábrica na China.
As filmagens de “Logística” começaram quatro anos antes de seu lançamento, quando os diretores se inspiraram em um artigo sobre a fabricação de uma escova de dentes elétrica construída com peças de 10 países diferentes.
Foi assim que despertou sua curiosidade sobre a economia e os processos industriais desde a fabricação até a chegada no consumidor final.
Por que um filme tão longo, afinal?
O motivo dos 35 dias de duração que passaram para o produto final em mídia está justamente na reflexão proposta pelos desenvolvedores do filme, já que o documentário revela a lentidão e limitações físicas nos prazos de envio.
Além disso, há o ponto de vista expresso que nos lembra o verdadeiro prazo da vida, que não se ajusta automaticamente com a realidade virtual e necessita do tempo superior para a conclusão.
Enquanto a maioria de nós não está pronta para se aventurar em uma maratona de 857 horas de cinema, alguns outros filmes igualmente longos podem te agradar. São eles:
- “Pequim 2003” (2004) com 150 horas.
- “Modern Times Forever” (2011) com 240 horas.
- “O filme mais longo e sem sentido do mundo” (1968) com 48 horas de duração.
- “Cinématon” (2011) com 192 horas.
- “A Cura para a Insônia” (1987) com 87 horas.
- “Ambiancé” (2020) com incríveis 720 horas.
Achou que “Oppenheimer” tinha ganhado como filme mais longo do mundo, né? Com certeza a história do cinema ainda vai nos surpreender muito com produções que, certamente, levariam uma vida toda para assistir.