Energia renovável: apelidado de ‘petróleo branco’, lítio é uma das apostas para o futuro

Lítio é uma matéria-prima essencial para a produção de baterias, principalmente as que são utilizadas em veículos elétricos.

Reserva de lítico
Imagem: Reprodução

Com as mudanças significativas da tecnologia, o mercado de carros elétricos avança cada dia mais. Visto como uma demanda essencial no futuro, os componentes que compõem esse tipo de veículo serão ainda mais importantes.

Este é o caso do lítio, o metal mais denso do mundo, utilizado para fazer baterias de carros elétricos e de energia renovável.

O “petróleo branco” é considerado mais durável e eficiente que as demais baterias. Sobre a alcunha, ela vem especialmente da relação que o componente possui com o mercado automobilístico e por sua cor branca.

Oferta de lítio

Reserva de lítio
Imagem: Reprodução

Uma das preocupações em relação a essa matéria-prima – diretamente ligada com o futuro – é o fato de possuir uma oferta restrita. Isso porque o lítio é encontrado em lugares específicos, principalmente na América do Sul, na região da Argentina e do Chile.

Segundo levantamento do portal Money Times:

“Austrália e China são outros dois países com grandes reservas de lítio, que ao mesmo tempo controlam 14% e 8% dos depósitos mundiais, respectivamente, e mais de 50% da produção.”

A restrição fica ainda mais evidente com os números recentes entre oferta e procura. Em 2022, a demanda ficou na casa das 684 mil toneladas, enquanto apenas 604 mil estavam disponíveis.

Se o mercado seguir o mesmo ritmo, para 8 anos está prevista uma busca por 2,4 milhões de toneladas, enquanto será possível receber 2,2 milhões. Os déficits previstos preocupam pela possibilidade de gerar uma grande pressão no preço dos componentes, seguindo a lei da oferta e demanda.

Demanda de carros elétricos

Carro elétrico
Imagem: Reprodução

Com a crescente tendência dos carros elétricos, a demanda por baterias de lítio crescem junto. O ritmo de produção dos veículos também tem aumentado com os avanços tecnológicos, sendo que hoje já foram vendidos 5 milhões no mundo todo.

Os processos de adaptações sustentáveis trazem estimativas ainda maiores para essa demanda: até 2050, os países desenvolvidos devem ter sua frota de carros totalmente elétrica.

Dessa forma, a expectativa é de que o lítio seja ainda mais procurado, uma vez que ainda não existem alternativas para a substituição desse mineral.

você pode gostar também