Amazon ou Microsoft? Lista traz marcas com maior destaque em 2022
A Interbrand revelou a lista das marcas com maior faturamento em 2022 e o resultado chocou os críticos.
A Interbrand é a maior consultoria de marcas líder no mundo há pelo menos 45 anos. Recentemente, ela liberou uma lista com nomes das marcas que tiveram mais destaque em 2022. A empresa não deixou de citar também o que torna as marcas que ocupam o 1º ao 10º lugar as mais valiosas no mundo. De acordo com ela, os principais motivos são:
-
- retorno financeiro para os investidores;
- decisão de compra levando em conta o preço, a conveniência e o produto;
- fidelização de clientes em comparação às concorrentes.
Por meio de um post no perfil da Interbrand no Instagram, em novembro de 2022, revelou-se o nome das marcas que atenderam aos três requisitos acima.
Ver essa foto no Instagram
E alguns detalhes na lista causaram alvoroço, uma vez que marcas acostumadas a ter um lugar nem apareceram, e outras tiveram uma bela queda. Por outro lado, tivemos pequenas surpresas também, com algumas conseguindo destaque.
As surpresas
Os detalhes que chamaram a atenção da mídia e dos especialistas foram, por exemplo, a Microsoft ultrapassando a Amazon, além do Mc Donald’s, que, pela primeira vez, nem apareceu na lista. Parece que 2022 não foi mesmo um ano fácil.
Se formos olhar a lista do ano de 2020, o Mc Donald’s estava em 9º lugar; não precisamos nem conferir a dos anos anteriores.
E pode-se dizer que não se esperava o avanço da Microsoft sobre a Amazon, mesmo as duas estando sempre próximas na lista. A Microsoft teve um aumento de 32%, enquanto a Amazon contou com crescimento de 10%.
Tesla e Chanel também fizeram algumas marcas ficarem mais atentas com elas, uma vez que o aumento de ambas também se igualou ao da Microsoft.
Neste ano, veremos o que as duas maiores empresas do mundo da tecnologia e inovação farão, e só a Interbrand poderá nos responder quem se destacou. Esse resultado queremos acompanhar, afinal, estamos falando de Jeff Bezos e de Bill Gates.
Outro comparativo importante são as classificações para as marcas de maior valor, que em 2021 tinham Zoom, Uber e John Deere. E no ano passado foram substituídas por Airbnb, Xiaomi e Red Bull.
Agora, o detalhe da Microsoft e da Amazon foi de extrema importância, isso porque os números mostraram uma grande baixa para uma das empresas.