LinkedIn enfrenta problemas com contas falsas; veja como se proteger de possíveis golpes
Muitas pessoas estão sendo prejudicadas devido à onda de contas falsas na plataforma. Confira mais detalhes sobre o assunto.
De janeiro a junho, uma alta quantidade de contas falsificadas foram retiradas da plataforma do LinkedIn, um recurso que auxilia grande parte das pessoas a encontrarem uma área de atuação profissional.
Muitas pessoas ao redor do mundo utilizam a rede para conseguir se desenvolver na área profissional, porém, aqueles que constantemente a usam acabaram esbarrando em alguns obstáculos que dizem respeito a contas falsas.
Graças a atitude tomada pela comunidade, foram exterminadas 95% das contas, o que poderia ser uma notícia incrível se não ocorresse o aumento de 28% de contas falsas, quando feito uma comparação com o período mencionado.
Nova atitude
Preocupada com a proliferação de diversas contas falsas, a rede do LinkedIn decidiu criar alguns auxílios para os usuários, que contribui na hora da identificação. Isso, certamente, os fará ter mais segurança na hora de conferir que aquela conta é de uma empresa verdadeira ou não.
A companhia de Mike Clifton, que assumiu o papel de vice-presidente executivo da empresa Alorica, especializada em atendimento ao cliente, percebeu que, na maioria das vezes, as contas falsas tentam conseguir chamar a atenção, logo, fazem associações com conteúdos maldosos.
Leia um trecho do comentário feito pelo executivo:
“Por exemplo, vemos aqueles que giram em torno de postagens e conteúdo promovendo um evento de trabalho, como um webinar, que usa fotos reais e informações reais de pessoas para legitimar as informações e fazer com que outras pessoas se registrem, geralmente em um site falso de terceiros.”
A grande solução
“Como lembramos a nossos funcionários e clientes, é importante ficar atento e se envolver com cautela nas redes sociais para proteger suas informações” priorizou Clifton, na hora de aconselhar como se proteger desse tipo de coisa.
De acordo com as orientações do LinkedIn, é preciso ficar com os olhos abertos em relação a perfis que possuam algumas imagens inadequadas ou até mesmo um histórico de trabalho que não possui todas as informações necessárias, bem como outros pontos que podem dar a impressão de que o perfil é falso.
Há também algumas ferramentas que podem ser utilizadas para encontrar determinados perfis, porém nem sempre funcionam como deveria.
Na visão de Akif Khan, responsável por ocupar a posição de vice-presidente e analista da empresa de pesquisa Gartner,
“Verificar a identidade de um usuário ao criar uma conta seria outra maneira eficaz de dificultar a configuração de contas falsas, porém, acabaria causando impacto em termos de custo e experiência do usuário.”