Limpeza radical no YouTube: milhões de vídeos antigos serão excluídos da plataforma

Prepare-se para uma grande mudança no YouTube! Esta ação surpreendente promete apagar uma parte significativa da história do site.

Recentemente surgiram rumores de que o Google estaria se preparando para apagar vários vídeos antigos do YouTube. A multinacional americana é uma das maiores empresas do planeta e possui poder para apagar milhões de dados no momento em que achar necessário.

Afinal, apesar de nem todos os seus projetos terem sido um sucesso estrondoso, a empresa já está no centro da internet há décadas e seu alcance é enorme, além de que ela detém muitos pilares e recursos tecnológicos ao redor do mundo.

Entenda o caso

YouTube é processado nos EUA
Foto: NordWood/Unsplash

De acordo com informações, o Google está se preparando para eliminar contas inativas nos últimos dois anos. Ou seja, se porventura o Google considerar que vale a pena apagar uma conta inativa e sem conteúdo, ele poderá fazer isso.

Mas não serão apenas os vídeos do YouTube que serão deletados nestes casos. Todo o espaço e conteúdo criado pela conta em outras ferramentas do Google Workspace, como Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar, YouTube e Google Photos também será excluído.

As exclusões terão início a partir de dezembro de 2023 e todos os usuários serão avisados com bastante antecedência através de e-mails e notificações.

Segundo informações, a empresa dará início ao processo em fases, começando com contas que foram criadas e nunca mais usadas depois do momento de sua criação.

Como evitar perder sua conta Google?

Aos usuários com contas inativas e que não querem ser afetados por essa situação, a dica é iniciar uma sessão na sua conta, assistir a um vídeo no YouTube, enviar um e-mail e fazer uma pesquisa no Google enquanto estiver logado. Dessa forma, sua conta passará ao status de conta ativa novamente.

É provável que conteúdos de pessoas que já faleceram ou que perderam os logins de suas contas acabem sendo retirados das plataformas, já que a conta não terá como ser ativada novamente. Ou seja, de qualquer maneira o YouTube perderá parte de seu conteúdo, seja grande ou pequeno.

O objetivo da remoção de contas é para evitar que contas inativas sejam utilizadas para aplicar fraudes/phishing, já que elas são as mais sucessíveis a serem comprometidas e hackeadas. Mesmo assim, o assunto tem gerado polêmicas, principalmente por conta dos amados vídeos antigos do YouTube.

O que você acha? Conta pra gente nos comentários!

você pode gostar também