Lavar o chão com água fria ou água quente: qual limpa melhor?

Você sabia que jogar água gelada ou aquecida no piso pode levar a diferentes resultados na limpeza e prejudicar o revestimento? Confira algumas dicas.

As pessoas que limpam a casa frequentemente provavelmente já se perguntaram sobre o uso correto da água. Afinal, é possível utilizá-la quente ou fria no piso, mas a escolha errada impacta diretamente nos resultados da faxina geral.

Por esse motivo, é imprescindível verificar as necessidades antes de realizar a aplicação de produtos. Logo, ao fazer o enxágue, não se esqueça de conferir os detalhes e aumentar a eficácia de processos que priorizam o bem-estar.

Aplicações da água quente no piso

Primeiramente, a água quente é uma ótima aliada no momento de lavar o piso, pois ela ajuda a dissolver a sujeira e a gordura. Além disso, combate bactérias e fungos acumulados nos revestimentos, levando a quadros de bolor.

Entretanto, o uso é indicado para pisos de cerâmica, porcelanato, mármore e granito, porque não danifica o material. Dito isso, é preciso ter cuidado ao utilizar misturas quentes, devido ao risco de queimaduras e quedas.

Chegou o momento da água fria: quando utilizar?

Em segundo lugar, a água fria também tem as suas vantagens ao higienizar o piso, dado que economiza energia e evita o desperdício. Nesse caso, deve ser usada em pisos de madeira, laminado, vinílico e carpete, visto que não causa dilatação.

Quanto a esse aspecto, é importante lembrar que a redução do calor aumenta a durabilidade de azulejos e da tinta. Contudo, é preciso reunir produtos adequados ao remover resíduos incrustados, amolecendo as sujidades da superfície.

Atente-se às necessidades de limpeza de casa

Por último, ao escolher entre a água quente ou fria na hora de lavar o piso, é imprescindível considerar as necessidades de limpeza de casa. Desse modo, se o local estiver muito sujo ou engordurado, priorize temperaturas mais altas.

Sendo assim, se o espaço apresenta poeira ou com manchas leves, a água fria é suficiente. Portanto, limpe frequentemente as áreas onde há bastante circulação, evitando o uso de misturas quentes, que danificam os materiais.

você pode gostar também