Jovem mentalmente incapaz é preso por hackear Uber e vazar 'GTA 6'

Adolescente acusado de hackear Uber, Revolut e vazar 'GTA 6' foi preso, mas laudo apontou insanidade mental.

Foto: Rockstar Games/Reprodução

Você já ouviu falar de Arion Kurtaj? O jovem teve seu nome estampado em milhares de jornais e portais de notícias diversas vezes por conta de suas ações ilegais. O adolescente foi preso por hackear a Uber e a Revolut. Além disso, após vazar vídeos de “GTA 6”, ele tentou chantagear a Rockstar Games.

Na época, o jogo estava em seu desenvolvimento inicial, mas isso não impediu que as imagens vazassem, gerando um verdadeiro caos nas redes sociais.

De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias britânica Reuters, o jovem, que recentemente completou 18 anos, foi avaliado por médicos psiquiatras. Juntos, eles concluíram que Kurtaj é mentalmente incapaz.

Em consequência da avaliação dada pelos médicos, a justiça não poderá dar um veredito de culpado ou inocente ao jovem. Segundo a legislação do Reino Unido, o júri apenas irá determinar se o réu cometeu ou não os atos pelos quais está sendo acusado.

No total, Kurtaj é acusado de cometer 12 crimes; dentre eles, seis acusações de violação da Lei de Uso Indevido de Computadores por supostamente hackear a NVIDIA e a BT, além de extorsão e fraude.

O hacker ameaçou vazar o código-fonte do GTA 6

O jovem, que faz parte do grupo de hackers Lapsus$, foi preso em setembro de 2022 e levado à justiça. O julgamento ocorrerá em Londres, mesma cidade onde ocorreu a prisão do hacker.

Ele foi acusado, ainda, pelos promotores de ameaçar a Rockstar Games, empresa responsável pela criação e divulgação da série de jogos “GTA”. De acordo com os promotores, o jovem teria ameaçado a empresa com a liberação do código-fonte do “GTA 6”. O garoto enviou mensagens a todos os funcionários da empresa via Slack.

Porém, Kurtaj não foi o único preso nesta operação. Um jovem de 17 anos, que não teve seu nome divulgado, foi acusado pela polícia de chantagear o provedor de banda larga BT Group e a operadora móvel EE.

Ele foi declarado culpado pelas autoridades pelo ataque à NVIDIA, ocorrido em fevereiro de 2022. E, para finalizar, como se a ficha dos dois garotos já não fosse grande o suficiente, Kevin Barry, o promotor do caso, garantiu que o menor invadiu o armazenamento em nuvem da Polícia de Londres semanas antes de ser preso.

A Rockstar Games, em nota oficial, afirmou que o vazamento não influenciará o desenvolvimento do jogo. No entanto, eles estavam “extremamente desapontados” com o fato de o game ter sido exposto dessa maneira. A empresa completou sua declaração dizendo:

“Nosso trabalho no próximo Grand Theft Auto continuará como planejado”.  

você pode gostar também