Polêmica em Hollywood: ‘Jogos Vorazes’ é proibido nos Estados Unidos

Enquanto alguns acreditam que se trata de uma precaução devido ao conteúdo violento do filme, outros argumentam que a censura é uma ameaça à arte e à cultura.

Livros parecem ser totalmente inofensivos, entretanto, não é toda obra que agrada a todo público. Entre as milhares de pessoas e livros que existem no mundo, obviamente existem gostos e opiniões distintas.

Contudo, recentemente algumas pessoas acreditam que nem todos os livros deveriam estar disponíveis para a compra. Essa é uma discussão que aborda muitos prós e contras e engloba muitas pessoas. Se livro é cultura, e cultura é um direito de todos, por que alguns deles devem ser proibidos?

Pode até parecer brincadeira, mas o romance distópico escrito por Suzanne Collins “Jogos Vorazes” está na lista de livros proibidos nos Estados Unidos.

Resumo de ‘Jogos Vorazes’

Cartaz de Jogos Vorazes: A Esperança - O Final
Imagem: Reprodução/CBR

“Jogos Vorazes” conta a história da jovem garota Katniss Everdeen, interpretada pela queridinha dos fãs Jennifer Lawrence. A jovem vive em uma sociedade distópica, em que o governo impôs uma tradição distorcida e violenta.

A cada ano, dois jovens de cada Distrito são sorteados para serem enviados à arena, onde terão que lutar por sua vida e somente um sairá vencedor.

Katniss é voluntária e terá que fazer de tudo para sobreviver em meio a um ambiente hostil e cheio de pessoas desconhecidas e violentas. Com o tempo, a garota percebe que luta não só por sobrevivência, mas também por justiça, por sua família e contra um regime cruel e corrupto.

Em meio a tanta luta e à incerteza, um romance começa a surgir, e Katniss percebe que terá que batalhar não apenas por ela mesma, mas, também, por seu coração e os sentimentos que começam a revelar-se dentro de si.

“Jogos Vorazes” é um romance distópico bastante popular entre jovens e adolescentes. A sequência de livros que conta com quatro obras ao todo, foi lançada pela primeira vez em 2008 nos Estados Unidos.

Mais tarde, em 2014, o sucesso dos livros era evidente; tanto que deu espaço para a produção de quatro filmes inspirados nos livros. As produções foram sucesso de bilheteria e vendas, ultrapassaram e bateram recordes, além de marcarem gerações. Entretanto, recentemente a saga tem entrado na lista de livros proibidos nos EUA.

‘Jogos Vorazes’ está entre os livros proibidos

Imagem: Reprodução/CBR

Infelizmente, com o passar dos anos, a proibição de livros está se tornando cada vez maior e cada vez mais vem fazendo parte da política norte-americana. A realidade é bastante decepcionante para muitos fãs e estudantes que gostam de ler e sentem um carinho especial por seus livros.

A lista de livros proibidos vem crescendo constantemente e parece não ter fim. Atualmente, “Jogos Vorazes” está no topo da lista de livros proibidos publicados pela American Library Association. Em 2016, a saga chegou a ficar em quinto lugar.

A maioria dos livros que estão sendo barrados e proibidos pela lista são livros considerados sexualmente explícitos e que contenham material LGBTQIA+. No mínimo suspeito, não?

Outros livros famosos e bastante conhecidos fazem parte da lista. Alguns são: “Animal Farm”, “1984”, “The Handmaid’s Tale”, “To Kill a Mockingbird”, “The Perks of Being a Wallflower” e, talvez, o mais poético dos títulos banidos, “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury.

‘Jogos Vorazes’ é considerada uma sequência polêmica

Imagem: Reprodução/CBR

Segundo a lista divulgada pela American Library Association, “Jogos Vorazes” foi banido ou contestado “devido à insensibilidade, linguagem ofensiva, violência, antifamília, antiético e ocultismo/satânico”, além de uma adição de última hora que diz respeito a “inserção religiosa de visualizações.”

Embora existam cenas de violência e mortes bem “fortes” na sequência de livros e filmes, existem alguns pontos que podem ser facilmente contestados.

  • Antifamília: a sequência mostra exatamente o contrário disso, o único motivo pelo qual Katniss se voluntaria é para salvar sua irmã mais nova, Primrose. Ao longo de todos os filmes, é possível perceber que Katniss se preocupa com sua irmã e mãe e fica o tempo todo pedindo para que cuidem delas e as protejam. Além de que, com o passar da série, a protagonista demonstra interesse em dar uma vida melhor à sua família;
  • Ética: em relação a esse ponto, é um pouco menos preto no branco. Todas as ações da Capital, que governa o país fictício de Panem, são bastante antiéticas e nada morais. O livro mostra claramente o quanto as atitudes dos poderosos são repugnantes e devem ser evitadas;
  • Ocultista e satânica: não existe nada no livro que se enquadre nesses pontos; não existe nem a menção de qualquer tipo de religião.

Por fim, muitas pessoas especulam e comentam que o verdadeiro motivo de “Jogos Vorazes” ser banido não está na lista oficial de motivos. Muitos acreditam que a rebelião e a autoridade desafiadora do livro são os verdadeiros motivos para a retirada dos livros.

Durante toda a sequência, é evidenciado um país que passa por dificuldades e cujas pessoas, ao longo do tempo, percebem que são maltratadas e vivem em péssimas condições de vida. Assim como Katniss, os cidadãos se unem para ir contra e desafiar a Capital, eles exigem que seus direitos sejam cumpridos e estabelecidos.

A ideia de defender seus ideais e desafiar as autoridades é sem dúvida uma lição bastante importante e faz com que surjam diversos questionamentos nas mentes curiosas das pessoas. Entretanto, para um governo que toma decisões e que às vezes pode ser questionável, uma obra que encoraja seus cidadãos a se defenderem pode ser uma ameaça.

De acordo com informações, o ciclo de proibição de livros parece não terminar tão cedo.

você pode gostar também