Jogos de videogame podem incitar a violência? Saiba qual é a verdade

Diante dos recentes acontecimentos, muito tem se falado sobre a influência dos jogos nas pessoas. Saiba o que é verdade e o que é mito!

Recentemente, houve uma tragédia que mexeu com todo o Brasil, em que várias crianças foram mortas devido ao ataque de um assassino a uma creche. A partir disso, com uma fake news espalhada pela internet, muitas pessoas passaram a acreditar que jogos violentos teriam sido a causa ou pelo menos uma influência para o assassino.

É compreensível que pessoas mais velhas com menos conhecimento sobre tecnologias sejam pegas por essa mentira, porém, é sempre importante lembrar que isso não é uma verdade.

Indivíduos que são “incentivados” por jogos têm algum problema psicológico subjacente e, portanto, teriam sido influenciados por qualquer outra forma de mídia, como um filme, uma série ou um livro. No entanto, o erro comum que muitas pessoas cometem é acreditar que jogos, filmes ou séries violentos são os únicos que incentivam os jovens.

Pessoas com predisposições psicológicas negativas podem ser motivadas a cometer atos de violência independentemente do gênero do estímulo. Agora que essa questão foi abordada de forma descuidada, é importante discutir os verdadeiros incentivos, ou seja, as habilidades desenvolvidas por certos gêneros de jogos.

Influências sobre habilidades geradas por 4 gêneros de games

Jogos de tiro

Enquanto discutíamos os eventos recentes que geraram uma aura de mistério em torno de jogos violentos, especialmente jogos de tiro, foi mencionado que isso é simplesmente um mito.

Na realidade, jogos de tiro estimulam áreas do cérebro responsáveis ​​por precisão, percepção e comando rápido – habilidades altamente valorizadas por empregadores.

Além disso, considerando os jogos de tiro mais populares, eles também têm a capacidade de desenvolver habilidades em trabalho em equipe, coordenação e estratégia.

counter strike
Fonte: Valve/Reprodução

Jogos de luta, corrida ou esportes

Além dos jogos de tiro, há outros gêneros de jogos que também envolvem questões motoras e respostas rápidas. Como qualquer pessoa pode perceber, jogos que promovem respostas rápidas podem desenvolver as mesmas habilidades já mencionadas anteriormente.

Além disso, muitos desses jogos podem ajudar no desenvolvimento do senso crítico, ou seja, na capacidade de compreender as coisas como um todo e planejar com base nessa compreensão.

melhores-jogos-de-corrida-jpg
Fonte: Imagem/Liga dos games

Jogos de estratégia

Obviamente, não é necessário comentar muito esse item da lista. Afinal de contas, esses jogos são ótimos para desenvolver em seus jogadores um pensamento estratégico. Mas, muito além disso, como todos sabem, não basta realizar uma estratégia se não for colocá-la em prática.

Sendo assim, é necessário que o jogador seja capaz de se organizar, pensar a longo prazo e executar suas ações no tempo certo. Para jogos multiplayer, como “LoL”, é necessário também ter coordenação e comunicação entre os jogadores.

'League of Legends'
Foto: The enemy

Jogos de aventura

Com exceção dos jogos competitivos, esse é o gênero mais popular entre os jogadores. Afinal de contas, quem não gostaria de viver uma aventura em um mundo novo e magnífico. Games desse gênero conseguem desenvolver a capacidade dos jogadores de bolar soluções criativas, de investigação, de compreensão e de lógica.

Além disso, há games, como “Minecraft”, por exemplo, que dispensam apresentações, basta buscar na internet pelas construções dos jogadores e saber do que estamos falando.

horizon-zero-dawn-game-08
Fonte: Guerrilla Games/Sony/Reprodução
você pode gostar também