Jogo para todos! Sony inova e cria controle do PS5 para pessoas com deficiência
A companhia aposta na acessibilidade para atender demandas de pessoas com deficiência. Novo controle custa R$ 599,90.
A parcela de pessoas com alguma deficiência é bem representativa na sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o grupo corresponde a cerca de 16% da população mundial.
Foi pensando nesse público consumidor que as empresas de videogame começaram a se mexer para adaptar dispositivos e sistemas, tornando-os mais acessíveis. A novidade mais recente, nesse caso, envolve a Sony.
A empresa decidiu lançar o Access Controller para o PlayStation 5, que é, basicamente, um controle especial feito para pessoas com deficiência (PcD).
Nove botões
Imagem do controle divulgada pela Sony – Foto: Sony/Reprodução
Com nove botões e um direcional em forma de cruz, o modelo da Sony chama bastante atenção e rivaliza diretamente com o controle criado pela Microsoft para o Xbox, chamado Adaptive Controller.
O dispositivo do PS5 foi feito para aceitar expansões. Ele possui quatro entradas no 3,5 mm, pedais e alavancas externas. Apesar disso, ele não precisa delas para funcionar, pois sua configuração default é suficiente e eficaz.
O projeto do controle acessível da Sony foi iniciado em 2018 e mobilizou cerca de 100 engenheiros especializados no Japão e nos Estados Unidos. Durante o processo, vários testes foram feitos com pessoas com deficiência.
Processo de criação
No decorrer da criação, os técnicos se debruçaram para tentar projetar um modelo que atendesse a todas as deficiências possíveis.
No começo, eles chegaram a cogitar trabalhar, somente, com o contexto da paralisia cerebral, mas logo perceberam que não seria o ideal.
Cada deficiência possui diferenças específicas, e a fase de testes demonstrou bem isso. “Havia jogadores que tinham boa destreza nos dedos e conseguiam usar o DualSense tradicional, enquanto outros não conseguiam fechar as mãos, por exemplo”, expõe o engenheiro Alvin Daniel, diretor do projeto.
Diante disso, a equipe decidiu apostar em três estratégias gerais:
-
O controle é plano, não precisa ser segurado;
-
Ele tem botões grandes e espaçados;
-
O layout é customizável, ou seja, botões podem ser destacados e trocados de posição.
Detalhes
Antes de utilizar o Access, é preciso remapear os botões e funções do controle DualSense normal para as teclas correspondentes.
O ajuste pode ser feito no menu do próprio PlayStation 5. Com isso, os desenvolvedores de jogos não precisam implementar suporte ao controle. Ele é compatível aos games, automaticamente.
O novo controle da Sony foi lançado na última quarta-feira (6) e custa R$ 599,90.