Pandemia está voltando no Japão? País registra 425 mortes em um único dia por Covid-19
A pandemia parece não ter chegado ao fim para os japoneses. Entenda o que está contribuindo para o alarmante contágio no país.
O Japão está passando por uma situação muito crítica, a qual tem se arrastado por alguns longos meses. A situação atual é totalmente ao contrário do que o país demonstrou durante o período de pandemia, quando marcou uma das menores taxas de mortes do mundo.
Porém, agora, as coisas estão mais complicadas. Segundo informações compartilhadas pela Universidade de Oxford, o país mostrou 425 mortes em um único dia, apenas.
Diante de disso, uma pergunta fica no ar: o que está acontecendo com o Japão e por que o país voltou a marcar uma taxa muito elevada de óbitos?
Estas são as causas do problema:
Passamos por uma pandemia na qual milhares de vidas foram ceifadas devido ao vírus SARS-CoV-2, que, como bem sabemos, é o responsável por causar o contágio por meio de secreções de infectados. A transmissão pode se dar quando alguém tosse, espirra ou fala próximo de outrém.
Momentos sombrios permaneceram assolando a população mundial até que finalmente a população pudesse começar a ser vacinada contra o vírus. Porém, agora, depois de algum tempo, o Japão começou a apresentar algumas situações desesperadoras, marcando um novamente alto nível de contágio.
Segundo os especialistas, isso está acontecendo porque a população está com uma imunidade baixa em relação ao vírus, que passou por diversas mutações, e o principal alvo tem sido os mais idosos, principalmente aqueles que já possuem um histórico de outras doenças.
Quanto aos métodos para tratar a contaminação, essa questão tem sido de difícil aplicação, porque o sistema imunológico da maioria dos japoneses não impede a infecção pelo vírus.
Hitoshi Oshitani, um virologista muito conhecido no país, alega que esse fator tem sido o ponto determinante para o contágio. Segundo ele:
“Devido ao surgimento de variantes e subvariantes – que escapam do sistema imunológico – e ao declínio da imunidade, está se tornando cada vez mais difícil prevenir infecções.”
Uma das variantes, conhecida como ômicron, tem sido essencial para atravessar o sistema imunológico sem impedir que as defesas do corpo a derrotem. Enfim, essa é a explicação para o alerta que novamente se liga em relação ao Japão.