Invasões cibernéticas: Insomniac e Ubisoft são abaladas por ataques de hackers
Por sorte, a empresa francesa Ubisoft ainda conseguiu remover o invasor em um período de 48 horas.
Após o recente ataque hacker à Insomniac Games, responsável por títulos como ‘Marvel’s Spider-Man’ e ‘Ratchet & Clank’, outro golpe cibernético atingiu a renomada desenvolvedora Ubisoft, conhecida por títulos como ‘Assassin’s Creed’ e ‘Far Cry’.
A agilidade da Ubisoft
No entanto, a Ubisoft agiu com rapidez e expulsou o invasor em aproximadamente 48 horas, assim evitou a divulgação de informações confidenciais. O incidente veio à tona após relatos nas redes sociais Reddit e X (antigo Twitter).
Em resposta, a Ubisoft confirmou o ‘suposto incidente’ por meio de um comunicado ao site Bleeping Computer, mas não forneceu detalhes sobre a natureza específica dos dados acessados pelo invasor.
A página VX-Underground revelou também que o hacker buscou extrair cerca de 900 GB de dados dos sistemas da Ubisoft, mas foi removido antes de efetuar um vazamento em larga escala.
Apesar disso, o cibercriminoso aparentemente obteve acesso a programas da Microsoft usados pelos funcionários da Ubisoft, como Teams, SharePoint e Confluence.
Empresas de game têm sido frequentemente alvos de hackers – Imagem: Internet/Reprodução
O hacker teria visto documentos de apresentações e algumas imagens de projetos em desenvolvimento do estúdio. Porém, não conseguiu acessar o código-fonte dos jogos da Ubisoft.
Segundo o Bleeping Computer, o criminoso teria adquirido informações sobre o ‘Assassin’s Creed Mirage’, lançamento principal da Ubisoft em 2023.
O título marca um retorno às origens da franquia, apresentando um estilo de ação e aventura com uma campanha mais curta em comparação com os RPGs de mundo aberto anteriores, como ‘Assassin’s Creed Origins’, ‘Odyssey’ e ‘Valhalla’.
Olhando para o futuro, a Ubisoft planeja lançar ‘Prince of Persia: The Lost Crown’ em 2024. Este será o primeiro jogo inédito da série desde ‘The Forgotten Sands’, de 2010.
O novo título adotará a mecânica Metroidvania com jogabilidade 2D e gráficos 3D, apresentando uma narrativa totalmente original e um novo protagonista chamado Sargon.