'Invasão' chinesa’: TikTok tem aumento nos EUA maior que outras redes sociais

Aplicativo da China mostra força entre os norte-americanos e registra aumento importante no índice de uso entre 2021 e 2023.

Os Estados Unidos até tentaram impor limites para a presença do TikTok no país, mas a rede social, pelo visto, conquistou o público local de tal forma que se tornou predominante.

A plataforma chinesa, desenvolvida pela ByteDance, foi alvo de uma série de acusações de políticos norte-americanos, principalmente sobre os riscos que o app pode gerar para a privacidade dos cidadãos.

Apesar disso, o desempenho do aplicativo nos EUA segue mais forte do que nunca. De acordo com dados da Pew Research Center, o TikTok foi a rede social que mais cresceu no país em 2023, à frente de Facebook e Instagram.

Comparado aos dados de 2021, o TikTok avançou 12% no percentual de uso, entre os entrevistados.

Os dados da pesquisa foram levantados com 5.733 pessoas adultas, entre os dias 19 de maio e 5 de setembro de 2023.

TikTok avança entre os usuários dos Estados Unidos – Foto: Reprodução

Ranking

Apesar de ter liderado o crescimento percentual, o TikTok ainda segue atrás de outras plataformas dominantes. YouTube e Facebook se mantiveram no topo das redes sociais mais utilizadas nos EUA.

No caso do YouTube, 83% dos entrevistados afirmaram que o utilizam em algum momento. Em relação ao Facebook, esse índice foi de 68%.

Vale frisar aqui que a rede social criada por Mark Zuckerberg vem perdendo popularidade a cada ano.

A pesquisa mostra que o YouTube, hoje pertencente ao Google, tem um público forte entre 18 e 29 anos — 93% disseram que usam o aplicativo de vídeos. Entre os idosos com mais de 65 anos, a popularidade cai para 60%.

O ranking de uso é composto ainda por:

  • Instagram (47%);

  • Pinterest (35%);

  • TikTok (33%);

  • LinkedIn (30%);

  • WhatsApp (29%).

Com uso massivo no Brasil, o WhatsApp, aplicativo de mensagens, pelo visto não tem tanta capilaridade entre os norte-americanos.

Resultado ruim

Do outro lado da ponta, em contexto negativo, aparece o Twitter, agora chamado de X. O aplicativo viu sua popularidade reduzir no período e perdeu 1% dos usuários.

Os responsáveis pelo levantamento atribuem esse resultado às mudanças drásticas implementadas pelo novo dono da plataforma, o bilionário Elon Musk.

Desde que ele assumiu a direção, diversas alterações foram empregadas e não agradaram em nada os usuários.

você pode gostar também